07.03.2024

1º Batalhão de Infantaria de Selva realiza solenidade alusiva aos seus 109 anos de fundação

Na manhã do dia 23 de fevereiro, o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, e o vice-presidente da entidade, Antônio Azevedo, prestigiaram a cerimônia de comemoração dos 109 anos de fundação do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BISAmv) no quartel da corporação.

O comandante do 1º BIS, Tenente-Coronel Rui Rech, saudou os civis e militares presentes e destacou a importância da data, mencionando um pouco da história da corporação.

O comandante Rech fez a apresentação dos pelotões que compõem a guarnição, incluindo os fuzileiros de selva, a 2ª companhia de fuzileiros de selva (antiga maldita antiguerrilha) e aindaa 3ª companhia de guerrilheiros de selva.

O General de Exército, Ricardo Costa Neves, comandante do Comando Militar da Amazônia elogiou a corporação pelos serviços prestados não só à Amazônia, mas, a todo o Brasil, o que lhe rendeu o nome de o Melhor do Mundo. Ele também falou do prazer que os militares têm de servir nesta região, destacando o ambiente aconchegante e os habitantes receptivos. "Posso dizer que todos os militares que serviram aqui, com quem conversei, dizem a mesma coisa: são muito agradecidos e alguns até passam a morar na Amazônia", concluiu ele.

Além do presidente da CDLojistas Manaus, também estiveram presentes o comandante do CMA, General de Exército Ricardo Costa Neves; o comandante do 1º BIS, coronel Rui Cesar Rech; o coronel Angrizane; o coronel Danilo Mitre; o presidente da AORA, tenente Sampaio, familiares dos homenageados e convidados.

Durante a solenidade, também foram entregues os diplomas "Amigo do 1º BIS" a personalidades civis e militares. O Tenente-Coronel Rech explicou que a honraria é oferecida a pessoas que realizaram serviços relevantes ao Exército Brasileiro e à sociedade ao longo de suas carreiras profissionais. Entre os homenageados estão o chefe da Casa Militar, coronel Fabiano Bó, e a empresária Márcia Baraúna Pinheiro. O 1º BIS (Amv) é uma Organização Militar de Infantaria de Selva capaz de realizar operações em áreas de selva sob quaisquer condições meteorológicas, além de ser uma unidade de emprego peculiar em operações aeromóveis na selva. O Batalhão Amazonas é o único Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel do Exército Brasileiro com sua estrutura organizacional completa e é integrante da Força de Prontidão Lobo D'Almada do Comando Militar da Amazônia (CM).