07.03.2024

Presidentes da FCDL-AM e CDL Manaus discutem logística do Amazonas e liberação de verbas com o deputado federal Sidney Leite e o superintendente do BA

No dia 16 de fevereiro, os presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, acompanhados dos vice-presidentes, Antônio Kizem e Marcelo Lobo, do diretor Hélio Alexandre e do superintendente Manuel Joaquim, tiveram uma visita especial do deputado federal Sidney Leite (PSD) e do superintendente do Banco da Amazônia (BASA) Éder Sávio Pereira, acompanhado do analista de Negócios Mário Henrique.

O Presidente deu as boas-vindas aos convidados e iniciou a reunião. O deputado Federal Sidney Leite trouxe à discussão o futuro logístico da Amazônia, compartilhando estratégias sobre desoneração tributária e o papel da Zona Franca, destacando a necessidade premente de uma infraestrutura robusta para impulsionar a economia regional. Sugeriu que a criação de uma rodovia e uma ferrovia contribuiria muito para a economia do Estado.

O encontro também destacou os desafios enfrentados na liberação de verbas pelo Banco da Amazônia, com ênfase na burocracia excessiva que impacta diretamente o desenvolvimento de empreendimentos. O deputado Sidney Leite ressaltou: "Não entendo o porquê de o Amazonas ter menos atenção aos financiamentos do que Roraima, mesmo tendo a 6ª economia do país e um aeroporto com maior movimento de cargas. Queremos apenas que o BASA fomente a economia do estado".

Sobre os rios como vias de transporte, o Presidente Ralph mencionou as dragagens para facilitar a locomoção durante a seca, mas ressaltou que terá que ser feita todos os anos com maquinário específico que, segundo notícias dos órgãos competentes, está sendo trazido de outros países.

O principal assunto da pauta foi a liberação de verbas pelo BASA na região Norte, onde tudo é difícil e muito burocrático. Citou fatos em que foram solicitados documentos que, em sua opinião, são desnecessários, sendo de outra competência para o funcionamento de um empreendimento.

Conhecendo os fatos, o presidente da FCDL-AM, Ezra Benzion, e o diretor Hélio Alexandre concordaram sobre as dificuldades para liberação de verbas para financiamento. O superintendente Éden Pereira reconheceu a burocracia imposta, mas pediu que seja levada uma proposta de financiamento para um estudo e ver o que está impedindo, pois seu objetivo é aproximar o BASA da população empreendedora.

Por fim, o presidente Ralph Assayag solicitou ao superintendente Éder que "consiga fazer com que o banco exerça seu papel, que é de liberar verbas para a economia do estado andar, e que se una ao deputado para que crie mais força para desburocratizar os entraves verificados na instituição", concluiu.