15.05.2024

Delegado do 24° DIP, Marcelo Martins fala sobre as ações da Polícia Civil no combate ao crime no Centro de Manaus no Programa O Lojista na TV

No programa "O Lojista na TV", apresentado pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, no dia 13 de março, entrevistou-se o Delegado do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Marcelo Martins, que compartilhou informações sobre o trabalho realizado pela polícia na cidade de Manaus, com ênfase no Centro da cidade.

Durante a entrevista, Ralph Assayag expressou seus parabéns e agradecimentos à dedicação e trabalho do Delegado e equipe em prol da segurança da capital amazonense, ressaltando que ele vai além das responsabilidades típicas de seu cargo. O Delegado, por sua vez, agradeceu a Ralph, ao comércio e à parceria da CDL com a Polícia Civil, ressaltando a importância dessa relação para servir melhor à sociedade.

Assayag questionou sobre as ações da polícia civil em relação aos crimes que ocorrem nessa área da cidade. Marcelo relatou sobre a pluralidade de crimes que envolvem contextos diferentes.

“Gosto muito de desafios e obstáculos, isso me traz um impulso muito grande. O centro é desafiador, são situações novas e surpreendentes. É muito importante os setores da sociedade estarem em contato com a polícia. Hoje, o centro de Manaus passa por um momento crítico”, afirmou o delegado.

Quando questionado sobre a frequência de crimes no centro de Manaus, o Delegado contou que o maior problema da segurança pública no Brasil é legislativo, pois há coisas que devem ser modernizadas, como o cumprimento regular da pena. O Presidente destacou o perigo que os policiais estão expostos quando algum criminoso sai da prisão e a importância da junção da polícia civil e polícia militar.

“O crime moderno é diferente de 10 anos atrás. Hoje, os criminosos são mais cuidadosos e bem estruturados. Quando entrei na polícia, há 11 anos, era diferente. Há uma necessidade do desenvolvimento de ações e instrumentos de inteligência. Hoje o crime de estelionato é o mais cometido, a metodologia eletrônica para o crime, está muito avançada e precisamos acompanhar e nos modernizar quanto a isso. Precisamos desenvolver algum mecanismo para que a polícia seja moderna.”

Marcelo ressaltou que o crime organizado e o tráfico de drogas, atualmente, estão entrando na era eletrônica e a polícia não pode ficar para trás. A segurança do centro de Manaus deve acompanhar a era digital, como instalação de câmeras e preparação para o presente.

O Presidente ressaltou a importância da segurança nas lojas, camelôs, hotéis e bares para entrar na era digital e moderna, para que a população local e os turistas que chegam pelo porto de Manaus se sintam mais seguros para transitar pelo centro da cidade. O número de crimes é alto, porém, já existem maneiras na área digital onde há programas para facilitar. O Delegado afirmou que 80% do fluxo de denúncias da zona sul vem do Centro, visto que é atrativo para o tráfico e crime organizado.

Para finalizar, o Delegado agradeceu à importante parceria de anos entre a Polícia Civil e a CDL Manaus. Expressou sua gratidão à diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, visto que a parceria fortaleceu a Polícia Civil do Centro, ajudando com um comércio responsável, prezando pelo cuidado com os comerciantes e com a população em geral.