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15.05.2024

Pesquisa de intenção de compras da CDL Manaus prevê aumento de 2,8% nas vendas do Dia das Mães, com arrecadação de mais de R$ 155 milhões

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O Dia das Mães, celebrado no Brasil sempre no segundo domingo de maio - em 2024, será em 12 de maio - é uma das datas mais significativas para o comércio varejista em todo o mundo. Esta ocasião especial representa uma oportunidade única para filhos e filhas demonstrarem seu amor e gratidão por suas mães através de presentes e gestos carinhosos. Para os varejistas, o Dia das Mães é um momento crucial para impulsionar as vendas e atrair novos clientes, oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços especialmente dedicados a essa data. É um período em que as lojas se enchem de opções criativas e inspiradoras, criando um ambiente de afeto e celebração por todo o comércio.

 

De acordo com a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), a expectativa de crescimento nas vendas do comércio amazonense para o Dia das Mães é de 2,8% em comparação ao mesmo período de 2023. O aumento equivale a arrecadação de mais de R$ 155.000.000,00 na receita bruta, com ticket médio de compras de aproximadamente R$ 167.

Segundo o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, o Dia das Mães é reconhecido como a terceira data sazonal com maior volume de vendas, ficando atrás apenas do Natal e do Ano Novo.

 

“A pesquisa realizada pela CDL Manaus é abrangente, fornecendo insights valiosos sobre as preferências das mães, incluindo o tipo de presente que desejam receber até mesmo o valor médio que os filhos planejam gastar em presentes. Além disso, destaco a bela tradição de solidariedade e harmonia que esse momento inspira, onde o presente pode ser direcionado para outras figuras maternas, como a avó, ou para mães que ajudam outras pessoas”,

disse o presidente.

 

Ralph Assayag enfatiza que os comerciantes estão plenamente preparados para atender à demanda gerada pelo Dia das Mães, e ressalta que as formas de pagamento estão mais facilitadas do que nunca. Quanto à geração de empregos temporários, o empresário expressa otimismo, sugerindo que os números podem superar os registros do ano anterior.

Segundo a pesquisa, 94% dos entrevistados pretendem presentear nesta data comemorativa. A maior porcentagem pretende presentear as mães (77%), seguido de avó (23%), sogra (21%), esposa (20%), irmã (16%), tia (16%), filha (11%), amiga (11%), cunhada (5%), madrinha (4%), nora (3%), namorada (2%), ex-mulher (2%), madrasta (1%), indecisos (2%).

 

O que pretendem presentear

Os artigos de perfumes e cosméticos lideram a lista de intenção de compras para o Dia das Mães, com 44%, seguidos por vestuário (34%), calçados (30%), bolsa e acessórios (19%), almoço ou jantar (17%), joias (16%), eletrodoméstico (16%), cama, mesa e banho (14%), flores (12%), celular (11%), eletroeletrônico (7%), viagens e passeio (3%), indecisos (14%).

 

O que as mães gostariam ganhar

Por outro lado, a pesquisa também identificou os itens que as mães gostariam de ganhar. Perfumes e cosméticos lideram a lista, com (31%); seguidos por vestuário (29%); calçados (24%); celular (21%); bolsas/acessórios (17%); almoço/jantar (16%); eletrodoméstico (13%); viagem/passeio (12%); cama/mesa/banho (11%); flores (7%); artigos esportivos (3%) e indecisos (7%).

 

Pretensão de gasto

Sobre o valor a ser gasto, a maioria (41%) planeja investir entre R$ 101,00 e R$ 200,00; enquanto outros (32%) preferem gastar entre R$ 201,00 e R$ 300,00 reais; (14%) até R$ 100,00 reais; (8%) de R$ 301,00 a R$ 500,00 reais e (5%) acima da R$ 500,00.

 

Fatores que influenciam o local compra

Os fatores que mais influenciam na escolha do presente são: promoções e descontos (66%); preço (58%); facilidade de pagamento (27%); atendimento (22%) e frete (8%).

Forma de pagamento

Em relação à forma de pagamento, o pagamento no pix é o mais cotado com (43%); seguido de cartão de crédito parcelado (38%); dinheiro (34%); cartão de débito (20%); crediário da loja (5%) e cartão de crédito 1x (3%).

Local de compra

 

Na hora de escolher onde comprar, os shoppings centers (38%) são os principais destinos, seguidos pelo comércio do centro (30%); internet lojas virtuais ficou com (13%); comércio do bairro (5%); supermercado (2%) mas tem aqueles que ainda não sabem onde vão comprar com (12%).

 

A pesquisa foi realizada com mais de 2.516 pessoas da zona urbana de Manaus, entre homens e mulheres maiores de 18 anos, via Google Formulários e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 08 a 19 de abril.

 

Comércio

No topo da lista de intenção de compras e de preferência pelas mamães lojas de artigos de perfumaria investiram em vitrines e descontos de até 30%. É o caso da loja da Boticário da avenida 7 de setembro onde os colaboradores estão com seus estoques abastecidos e a decoração da loja pronta para

receber a população.

 

A gestora da loja, Leonice Lima comenta que os colaboradores estão bem informados e preparados para o Dia das mães e frisa que é a data mais importante para o comércio.

 

"Estamos prontos para receber a população com diversas opções de kits para presentear as mães, incluindo perfumes, cremes e sabonetes, tudo muito bem variado. Além disso, nossos kits estão com descontos de até 30%. Mantivemos nossas formas de pagamento, incluindo parcelamentos em até 5x. Esta é uma data importante para o varejo e estamos animados com a expectativa de superar nossas metas. Esta é nossa primeira data mais importante depois do Natal, por isso estamos preparados para receber nossos clientes com o melhor atendimento possível", disse Leonice.

 

A gerente da loja Natura da avenida Eduardo Ribeiro, Kethelem Vitória comemorou que loja já está recebendo um fluxo de clientes e demandas.

“Estamos com grandes expectativas para o Dia das Mães, uma vez que temos uma variedade de kits disponíveis para venda. Além disso, já estamos recebendo uma quantidade significativa de clientes e demandas de empresas. Vale destacar que a linha de produtos que mais vendemos nesse período é a Natura Todo Dia, que contém uma fórmula com hidratação probiótica”, disse a gerente.

 

O vestuário que ficou em primeiro lugar em 2022 com (37,5%), este ano ficou em terceiro lugar (30,8%), mas o segmento não desanimou e já está preparado para receber os clientes. Alziene Monteiro, líder de vendas do Centro da Moda, destacou que a loja investiu em uma vitrine atraente e em uma variedade de mercadorias para atender aos diferentes estilos de mães, desde as mais modernas até as mais tradicionais. Além disso, a loja está passando por mudanças estruturais para melhorar a experiência de compra dos clientes. A equipe está bem preparada para receber clientes de todas as faixas etárias que procuram presentes para suas mães.

 

O gestor da loja Shop do Pé, Carlos André, espera que este ano o fluxo de clientes seja melhor do que nos últimos dois anos. Apesar de estar ciente da possibilidade de que a mudança de governo possa deixar a população mais retraída, ele se mantém otimista com a chegada da data comemorativa.

Para superar os resultados do ano passado, Carlos explica que se preparou bastante. Fechou parcerias com marcas conhecidas como Beira Rio, Moldare, Moleca e Vizzano, e montou um estande dentro da loja onde as clientes podem fazer maquiagem e massagem, com o objetivo de atrair mais clientes.

A loja conta com uma ampla variedade de produtos de qualidade, incluindo as sandálias Confort, que são muito procuradas, além de sapatênis e produtos específicos para a campanha do Dia das Mães. Com essa estratégia, Carlos acredita que a loja terá um bom desempenho nas vendas nessa data especial. “Acredito muito no potencial da equipe da Shop do Pé e na força da parceria com as marcas, para alcançarmos um crescimento de, no mínimo, 30% neste ano”, pontuou.

 

Ele explicou que os preparativos para data iniciaram em janeiro com a elaboração de um planejamento completo para atender toda a demanda dos clientes. André afirmou ainda que esse investimento irá possibilitar oferecer um atendimento de alta qualidade, com foco na atenção ao cliente.

 

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