05.04.2024

Presidentes da FCDL-AM e CDL Manaus recebem visita da Trans-Aires para debate sobre transporte de cargas"

Os presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion, e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, receberam na tarde do dia 15 de março, na sede da entidade para uma visita de cortesia o presidente da Trans-Aires, Nelson Nunes Aires, acompanhado por Fábio Alves e Igor Matteucci.

Também estiveram presentes o vice-presidente da FCDL-AM, Marcelo Peixoto, e os vice-presidentes da CDL Manaus, Antônio Kizem e Marcelo Lobo.

Durante a reunião realizada na sala da presidência, os participantes engajaram em um diálogo abrangente sobre logística, cabotagem e transporte de cargas no Amazonas. Cada um teve a oportunidade de compartilhar suas experiências pessoais relacionadas ao transporte de mercadorias para suas empresas, abordando questões cruciais como a burocracia excessiva e os custos elevados que representam verdadeiros obstáculos para os empresários da região.

Ralph Assayag com a oportunidade para destacar que cerca de 70% da carga que entra em Manaus provém do comércio. Ele relembrou que durante a temporada de seca, os práticos estavam cobrando em média 400 mil reais por navio. Na ocasião, o presidente sugeriu em uma reunião com parlamentares a abertura de cursos de praticagem, de modo a ampliar o número de profissionais qualificados e evitar a monopolização da prática, o que encarece o serviço.

Com a palavra, Nelson Aires compartilhou a história da Trans-Aires, uma empresa de logística rodofluvial fundada em 1983. Ele expressou preocupação e buscou compreender as dificuldades enfrentadas no passado pelos empresários da região, visando assim identificar maneiras de oferecer apoio e soluções para os desafios atuais e futuros.

Assayag apresentou o vídeo institucional da CNDL e da CDL Manaus, proporcionando aos visitantes uma visão abrangente do escopo e do trabalho desenvolvido pela entidade. Após a exibição do vídeo, o presidente destacou que a CDL Manaus desempenha um papel ativo em mesas de discussões e conselhos voltados para o fortalecimento do comércio local. Ele enfatizou ainda a responsabilidade da entidade no cumprimento de sua missão e na defesa dos interesses comerciais da região.