05.04.2024

Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Nélia Caminha abre a 26ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

O Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, participou na manhã do dia 4 de março, de uma solenidade onde aconteceu a abertura da 26ª Semana da Justiça pela Paz em Casa e ao mesmo tempo, a instalação da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, da Ouvidoria da Mulher, além desses atos, aconteceram também a inauguração das novas instalações dos três juizados da Maria da Penha.

O evento foi realizado no Fórum Ministro Enoch Reis, e contou com a presença de  autoridades do judiciário amazonense incluindo a Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Desembargadora Nélia Jorge Caminha; a vice-presidente, Desembargadora Joana Meirelles; o Corregedor-geral de Justiça, Desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes; a Coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Maria das Graças Figueiredo; o juiz Paulo Feitosa; o titular da 8ª Vara da Família, juiz Gildo Alves Filho e o subcomandante da Polícia Militar, Cel. Thiago Balbi, entre outros desembargadores, juízes e convidados.

Durante a solenidade de abertura da Campanha Justiça pela Paz em Casa, a presidente do TJAM, Nélia Caminha, ressaltou a urgência e gravidade do problema da violência que vem ocorrendo contra as mulheres. Ela afirmou que o Judiciário não pode permitir que essa violência continue ceifando vidas e destruindo famílias. A desembargadora também destacou a abrangência da Lei Maria da Penha como uma ferramenta crucial para mitigar esse tipo de crime contra as mulheres. Por fim, agradeceu a presença de todos e destacou a parceria da CDL Manaus, especialmente na qualificação.

Estimulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizada simultaneamente por tribunais de todo o País, a “Semana Justiça pela Paz em Casa” concentra esforços para garantir a efetividade da legislação de enfrentamento à violência de gênero e, além das audiências e sessões de julgamento, também inclui ações de conscientização e mobilização da sociedade em torno do tema. O evento tem três edições no ano e esta é a primeira de 2024.