Not?cias

05.04.2024

CDL Manaus apoia campanha do Tribunal de Justiça para incentivar contribuições do IR a fundos infantojuvenis

Compartilhe: WhatsApp

       O Presidente da CDL Manaus, se fez persente em uma solenidade no TJAM, em que a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, a desembargadora Nélia Caminha Jorge, e a vice-presidente da Corte e coordenadora da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coij/TJAM), a desembargadora Joana dos Santos Meirelles, realizaram na manhã do dia 25/03, realizaram o lançamento da campanha "Restitua Amor", edição 2024. A ação - assim como a campanha "Se Renda à Infância", do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - busca incentivar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda de pessoas físicos e jurídicas ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), que repassa os valores a projetos que promovem cuidado, proteção e garantia de direitos desse público.

     A Desembargadora Nélia agradeceu pelo comprometimento dos parceiros da iniciativa, em especial à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), na pessoa de seu presidente, Ralph Assayag, parceiro há bastante tempo.

     O lançamento da campanha aconteceu na Sala de Reuniões da Presidência do Tribunal e contou com a participação de representantes das instituições parceiras da iniciativa. Na ocasião, foi divulgada a campanha “Eu Sou Cidadão Solidário”, do Município de Manaus, que também tem a finalidade de incentivar a destinação de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas ao FIA, bem como ao Fundo Nacional do Idoso.

     O “Restitua Amor” é um projeto do Poder Judiciário Estadual desenvolvido desde 2019 pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coij).  O “Se Renda à Infância”, por sua vez, foi lançado em 2021 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

      Ao aderir à campanha, a sociedade contribui de maneira segura e transparente com projetos que amparam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, psicológica, exploração sexual, usuários ou dependentes de drogas ou vítimas de maus-tratos.

 O FIA é administrado pelos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente (nacional, distrital, estadual e municipal), de acordo com o disposto na Lei n.º 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA).

     Os valores doados pelo contribuinte são depositados na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (dos Municípios) ou do Fundo Estadual, contribuindo no apoio a famílias; no incentivo à adoção de crianças e adolescentes; para a erradicação do trabalho infantil e profissionalização de jovens. Conforme instrução da COIJ e da Receita Federal, o contribuinte poderá acompanhar a aplicação dos recursos que são fiscalizados pelo Ministério Público Estadual, garantido a aplicação do imposto em uma causa de interesse público.

“Essa campanha representa um marco importante e precisamos da ajuda de todos os senhores parceiros na divulgação desta ação para que as pessoas saibam como proceder na destinação de valores do Imposto de Renda de Pessoa Física e Jurídica aos fundos para a criança e adolescência”, afirmou a desembargadora Nélia Caminha, que conduziu a cerimônia de lançamento.

    A coordenadora da Infância e Juventude do TJAM, desembargadora Joana Meirelles, destacou que a destinação de um pequeno percentual de 3% do imposto de renda ao público infantojuvenil visa a apoiar de maneira segura, legal e transparente uma causa de interesse da população, de acordo com as  necessidades locais.

"Nosso compromisso com as crianças não é apenas uma responsabilidade moral, mas também um investimento no futuro da sociedade. Nesta edição das campanhas, a Justiça manterá o propósito de respeitar a diversidade das infâncias e adolescentes, apoiando boas práticas, protegendo as diversas infâncias e adolescências no Amazonas. Ao declarar seu imposto de renda, 'Restitua Amor', 'Se Renda à Infância' e contribua na transformação da realidade de crianças e adolescentes do estado do Amazonas, promovendo seu pleno desenvolvimento e proteção", conclamou o vice-presidente do Judiciário Estadual.

     Ela agradeceu pelo comprometimento dos parceiros da iniciativa: Receita Federal em Manaus; Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), na pessoa de seu presidente Ralph Assayag, a quem destacou como um parceiro assíduo e de todas as horas; Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas; Conselho Regional de Economia do Amazonas; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Amazonas; Conselho Regional de Administração do Amazonas; Sindicato Interestadual das Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas (Sinibref); Cursos de Ciências Contábeis das Faculdades Martha Falcão, La Salle, Boas Novas e CEUNI Fametro, e Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Semef).

 

Newsletter

Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015