05.04.2024

Grupo Rede Amazônica lançou compromissos ligados à agenda ESG: Ambiental, Social e de Governança

O Presidente da Câmara de Dirigentes L Manaus, Ralph Assayag, Lojistas de Manaus participou, no dia 06/04 de uma solenidade no restaurante Caxiri, no Centro de Manaus, onde na oportunidade o Grupo Rede Amazônica lançou, "os cinco compromissos ligados à agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança).

Participaram do evento autoridades convidadas entre elas o governador do Estado, Wilson Lima; o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo; o ex-secretário de Cultura, Robério Braga; o vice-presidente da CDL Manaus, entre outras autoridades.

O foco do evento foi o comprometimento da emissora com as práticas sustentáveis e responsabilidade corporativa do Grupo. Na solenidade, a Fundação Rede Amazônica também divulgou os compromissos com a criação de valor sustentável e transparência operacional.

O CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr, ressaltou a importância do movimento. Além disso, o Grupo anunciou parceria estratégica com a ECOA ESG Tech de monitoramento de desempenho ESG.

“Para nós do Grupo Rede Amazônica, apresentar os nossos compromissos ESG e os da Fundação Rede Amazônica nada mais é do que ratificar e, a partir de então, registrar, dentro de um escopo financeiro, a nossa determinação em servir a Amazônia, fomentando o desenvolvimento sustentável a partir das pessoas que nela vivem", disse ele.

Além disso, o Grupo anunciou parceria estratégica com a ECOA ESG Tech de monitoramento de desempenho ESG. O objetivo é o alinhamento com padrões globais de sustentabilidade, como GRI (Global Reporting Initiative), ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o Pacto Global da ONU. A iniciativa é simbolizada pelo lançamento do "Selo ECOA Compromisso ESG Edição 2024", um indicativo da integração da sustentabilidade nas práticas corporativas da Rede Amazônica.

Governador

O governador do Amazonas, Wilson Lima, que participou do evento, parabenizou a iniciativa da Rede Amazônica com a causa sustentável.

"Eu quero parabenizar a Rede Amazônica pela iniciativa, pelos compromissos que está assumindo. No âmbito empresarial, juntamente com seus funcionários, mas também por ser um veículo de comunicação, e o principal veículo de comunicação da região norte para também difundir essas ideias de sustentabilidade", disse o governador.

o governador Wilson Lima citou ainda “que temos avançado na responsabilidade ambiental e social, principalmente em relação às mudanças climáticas e as ações não devem ser não só nas empresas, mas no nosso dia a dia, pois devem ser mudadas as formas de produzir e usar os recursos naturais e a rede Amazônica tem um papel fundamental na conscientização da população, e parabéns ao Grupo rede Amazônica”, disse o governador

Ralph Assayag

Quanto a sustentabilidade relacionada ao ESG, o presidente Ralph Assayag disse “que já estamos trabalhando pesado nisso, empresas do Distrito Industrial, e do comércio, no local onde estamos já dá exemplos de sustentabilidade. Então, trabalhar com a água, com o produto nesse processo e com a conscientização das pessoas, é muito bom e a própria CDL Manaus já chegou até a ser premiada no Amazonas, sobre a sustentabilidade, é muito gratificante”, ressaltou o presidente.

Objetivos de

Sustentável, os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, chamados também pela sigla, ODS, fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). São uma lista ambiciosa de metas que abordam os principais desafios enfrentados pelos países e que precisam ser superados.

A Agenda 2030 foi instituída em 2015, na Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável e foi assinada por diversos países, incluindo o Brasil.

Compromissos

firmados são:

Compromisso 1:

Gestão da água e consciência ambiental;

Compromisso 2:

Impacto social do conteúdo;

Compromisso 3:

Combate e Proteção contra assédio e discriminação;

Compromisso 4:

Desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores;

Compromisso 5:

Governança e transparência responsável.