05.04.2024

Comandante da 24ª CICOM, Major Dannyel Miranda fala sobre as ações ostensivas no combate ao crime no Centro de Manaus no programa O Lojista na TV

No programa "O Lojista na TV", apresentado pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, entrevistou no dia 13 de março o Comandante da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Major Dannyel Miranda, que compartilhou informações sobre as atividades da guarda no combate aos roubos e assaltos no Centro de Manaus. O programa é gravado no estúdio localizado no bairro Raiz.

Durante a entrevista, Ralph Assayag expressou seus parabéns pelo trabalho do Major no combate ao crime no Centro da Cidade, destacando que ele vai além das responsabilidades típicas de seu cargo. O Major, por sua vez, enfatizou seu compromisso em contribuir para a melhoria da área central e participar da evolução que vem ocorrendo. Ele ressaltou o trabalho integrado com vários órgãos, visando a servir melhor à sociedade.

Assayag também mencionou a importância do centro de Manaus, com seus prédios históricos e feiras que exibem arquitetura deslumbrante, além da variedade de produtos e artigos culturais. Ele observou que a questão da violência no bairro está sendo discutida nas reuniões do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde o Major desempenha um papel fundamental como porta-voz das preocupações dos empresários e da sociedade local.

“Sabemos que muitas vezes que o expediente passa do horário e mesmo assim você continua disponível para atender compreendendo a situação de todos e isso mostra o diferencial de uma pessoa que quer fazer a diferença mesmo novo em um cargo onde muitos já passaram”, disse Ralph.

Quando questionado sobre a área de atuação da guarda, o Major comentou que a 24ª CICOM é responsável pelo policiamento nos bairros Aparecida, Presidente Vargas e no Centro, onde as atividades de patrulhamento se intensificam especialmente durante o horário comercial. Ele também observou que este é o 4º comando de Companhia Interativa Comunitária, mas destacou que o Centro é uma grande fonte de aprendizado e desafios constantes.

"Este já é o meu quarto comando de Companhia Interativa Comunitária, e considero o Centro uma grande escola devido à sua dimensão. Acredito que mais de 80% do PIB de Manaus seja gerado no Centro da cidade, o que resulta em um grande fluxo de pessoas, representando uma diversidade de realidades e desafios. Tentamos fazer a diferença de alguma forma, pois sabemos que fazer as mesmas coisas sempre e esperar resultados diferentes não é eficaz. Assim, empregamos um policiamento estratégico, focado em fortalecer a segurança durante o horário comercial, com o objetivo de minimizar roubos e furtos”, disse o Major Miranda.

O Major observa que está buscando inibir a ação dos receptadores, uma operação organizada em que o usuário deseja adquirir drogas e chega alguém para intermediar essa transação. Ele destaca que essa é uma estratégia coordenada e que eles também estão trabalhando para interferir nesse tipo de atividade, seja no roubo de lojas, no tráfico de celulares roubados ou no desmanche de ouro. Temos nos empenhado em evidenciar a existência do problema e ressaltar a necessidade de apoio.

“Recebemos 41 câmeras inteligentes que possuem capacidade de rotação de 360 graus e armazenam as imagens por até 90 dias. Atualmente, essas câmeras são essenciais como nossos olhos e ouvidos, permitindo-nos articular estratégias extremamente eficazes."