05.12.2023

Presidente da FCDL-AM, Ezra Benzion participa do 26° Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion Manoa, participou do 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, o encontro ocorreu dia 10 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques. O 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal reuniu, no Centro de Convenções, as principais lideranças na região Norte, entre as lideranças estão, o Governador do Amazonas, Wilson Lima e o Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Deputado Estadual Roberto Cidade (UB), o encontro teve o objetivo de debater sobre Segurança Pública e, conjuntamente, fazer o lançamento do Plano Específico de Segurança para a Amazônia.

No encontro, o governador Wilson Lima ressaltou que os debates servem para considerar a realidade, a complexidade de quem vive na Amazônia, o sustento das populações que habitam a região, provendo condições de subsistência a partir da geração de empregos, de acesso à água potável e à conexão de internet.

“O Consórcio da Amazônia é um instrumento legal para que, efetivamente, isso aconteça. É muito importante porque o mundo hoje fala sobre a Amazônia, sobre meio ambiente e a população deve ser protagonista no processo”, afirma o governador.

Na oportunidade os gestores estaduais discutiram temas como preservação da região amazônica, desenvolvimento e segurança pública tendo as populações locais como protagonistas.

O evento contou com a participação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que anunciou o investimento de R$ 2 bilhões na área para os Estados da Amazônia, sendo R$ 1,2 bilhão pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e R$ 800 milhões do FNSP (Fundo Nacional da Segurança Pública).

Durante a reunião também foi assinado, junto a representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), um acordo de cooperação para pactuar agenda de desenvolvimento local com foco em projetos de bioeconomia integrando nacionalmente a região da Amazônia Legal.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participou por videoconferência do evento e destacou a importância da transformação ecológica, fortalecendo as atividades econômicas vocacionadas de cada Estado com foco na sustentabilidade.