05.12.2023

CMA comemora seu aniversário de 67 anos

O Comando Militar da Amazônia (CMA) celebrou no dia 1º de novembro, seu 67º aniversário com uma solenidade militar em seu quartel-general.

O evento foi marcado por homenagens e presenças de diversas autoridades civis e militares, como o Comandante da 12ª Região Militar, General Leite; Comandante do VII Comar, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; General Algacir Polsin; e o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag. Representantes das etnias indígenas Yanomami e Waimiri Atroari também estiveram presentes.

Durante a formatura, o presidente e o superintendente da CDL Manaus foram agraciados com certificados “Amigos do CMA” em reconhecimento ao seu apoio constante à missão da instituição.

Entre os pontos altos da cerimônia, destacou-se a leitura de um poema de autoria do aluno do Colégio Militar de Manaus (CMM), Guilherme Pansini, do 9º ano. O poema evocou o compromisso do Exército na proteção da Amazônia, ressaltando sua presença na região.

Durante a formatura, o presidente e o superintendente da CDL Manaus foram homenageados com certificados em reconhecimento ao seu apoio constante à missão da instituição, sendo agraciados como "Amigos do CMA". Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a leitura de um poema escrito por Guilherme Pansini, aluno do 9º ano do Colégio Militar de Manaus (CMM). O poema destacou o compromisso do Exército na proteção da Amazônia, enfatizando sua presença na região.

A formatura também contou com uma exibição impecável de ordem unida, conduzida pelo 7º Batalhão de Polícia do Exército (7º BPE), demonstrando disciplina e coordenação. Na ocasião, o Comandante do CMA, General Costa Neves General Costa Neves enalteceu o incansável trabalho do CMA em defesa da Amazônia, ressaltando o valor da mão amiga na proteção aos povos originários e à sociedade amazônida.

“Neste dia de comemoração, o CMA reforça seu compromisso inabalável de proteger e preservar a riqueza natural e cultural da Amazônia, e agradece a todos que apoiam essa nobre missão. O 67º aniversário do CMA é mais do que uma celebração, é a renovação do compromisso contínuo com a Amazônia Protegida”, ressaltou.

Além disso, como parte das celebrações do aniversário do Comando, foi inaugurado o Espaço Cultural Capitão-Mor Pedro Teixeira, localizado no Quartel General do CMA. O espaço tem como objetivo valorizar a cultura e as tradições da Amazônia, destacando sua importância histórica.

O superintendente do CCC, que foi homenageado no CMA expressou sua gratidão pelo valoroso reconhecimento vindo do CMA. “O Centro de Cooperação da Cidade de Manaus tem sido um parceiro fundamental no progresso de Manaus e na busca de soluções para nossos desafios diários. Esse reconhecimento pelo Comando Militar da Amazônia é mais do que merecido, e estou orgulhoso do trabalho integrado que estamos fazendo junto com o CMA na nossa cidade”, pontuou.