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14.12.2022

Comércio espera gerar receita bruta de mais de 1 bilhão de reais com as vendas no período natalino, aponta pesquisa da CDL Manaus

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A data mais aguardada do ano está chegando e o consumidor não deixará a tradição de presentear seus entes queridos, o que gera grandes expectativas para o comércio varejista. De acordo com a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), a expectativa é que as vendas no período natalino resultem numa receita bruta de mais de 1 bilhão e quatrocentos reais, com crescimento de 5% a 6%, em comparação com 2021. O ticket médio esperado é de aproximadamente R$ 165,00.

 

O que pretendem comprar

Os artigos de vestuários aparecem no topo da lista de intenção de compras com (57%); seguido de calçados (32%); brinquedos (25%); perfumaria/cosméticos (23%); acessórios - cintos, bolsas, etc. (14%); eletrodomésticos (10%); viagem (9%); vale-presente e celular/smartphone (8%); eletrônicos (7%); joias/semijoias (5%); móveis de decoração e games e jogos (4%); artigos esportivos (2%); (9%) irão comprar outros presentes e (6%) ainda não sabem o que vão comprar.

 

Quem será presenteado

Os dados ainda apontam ainda quem as pessoas desejam presentear. (61%) informaram que pretendem presentear os filhos; (40%) vão presentear a mãe; (26%) o cônjuge; (21%) a si mesmo; (19%) o pai; (11%) os irmãos; (10%) os sobrinhos (as); (9%) namorado (a); (7%) os amigos; (5%) os afilhados; (3%) avós; (3%) enteados (as) e (2%) os tios.

 

Pretensão de gastos

Em relação ao valor que pretendem gastar, (30%) disseram que pretendem gastar de R$ 101 a 200; (24%) de R$ 201 a R$ 300; (22%) até R$ 100; (10%) de R$ 301 a R$ 400; (8%) de R$ 401 a 500; (4%) de 501 a R$1.000 e (3%) pretendem gastar mais de R$ 1.000.

 

Fatores que influenciam na escolha do presente

Os entrevistados também informaram os fatores que influenciam na escolha do presente, (64%) verificam promoções e desconto; (56%) a qualidade do produto; (43%) preço do presente; (24%) perfil do entrevistado; (18%) desejo do presenteado; (9%) o impacto que o presente irá causar; (8%) marca do presente; (3%) o que os outros vão pensar, e (2%) são influenciados por outros motivos e (2%) não sabem.

 

Forma de pagamento

Quanto à forma de pagamento que será utilizada na hora de comprar os presentes, (41%) dos entrevistados informaram que pretendem pagar no dinheiro; (17%) no cartão de débito; (15%) via pix; (13%) no cartão de crédito parcelado; (6%) no cartão de crédito (1x); (6%) no crediário da loja e (2%) ainda estão indecisos.

 

Local de compra

Este ano, o Centro da cidade (46%) será o principal local escolhido para as compras dos presentes natalinos, os shoppings centers (40%) vêm em segundo lugar; e em terceiro as lojas de bairro com (22%); seguido da internet, lojas online (16%); supermercados (15%) e tem ainda aqueles que pretendem comprar em outro lugar (5%).

 

A pesquisa foi realizada via Google Formulários aplicado através de e-mail marketing e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 11 a 17 de novembro. Cerca de 2.216 pessoas, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos responderam à pesquisa.

 

 

Contratação temporária

Com o final de ano movimentado para o comércio varejista com o Black Friday, copa do mundo e natal, surgem várias oportunidades de empregos. Segundo estimativa da CDL Manaus, o comércio estima realizar 5,5 mil contratações temporárias neste final de ano. Sendo 2,5 mil em novembro e 3 mil em dezembro. O crescimento é 36% maior que no mesmo período do ano passado.

“Os lojistas estão preparados para gerar 5,5 mil empregos, vamos ultrapassar em 37% o ano passado. Temos um aumento no 13º salário pelo número de pessoas que estão sendo empregadas do ano passado até este ano. Com isso, o resultado das vendas vai ser muito bom”, apontou o presidente da CDL Manaus.

Ainda de acordo com a CDL Manaus, pelo menos metade dos empregos criados nesse período deve ser mantida em janeiro de 2023. As maiores contratações devem ocorrer nos setores de confecções, sapatarias e supermercados. Em seguida vem as lojas de eletrônicos, restaurantes e brinquedos.

“Há uma necessidade muito grande para poder crescer as vendas este ano, quando teremos um 13º maior. Nós teremos o pagamento do décimo feito pelo governo em dezembro, aumentando o volume do dinheiro injetado na economia. Então quem não contratar não vai conseguir fazer sua venda como deve ser”, pontuou Assayag.

 

Preparação

Esse ano, no comércio de Manaus, além das promoções da Black Friday, o Papai Noel disputa espaço com vuvuzelas, camisas, tintas e bandeiras verde e amarela, acessórios que evidenciam o clima da Copa do Mundo.

 

Essa é a primeira vez que uma Copa do Mundo acontece no final do ano. O comércio espera recuperar as vendas com os dois acontecimentos quase juntos.

 

“Cada dia que passa temos que estar alinhado com o nosso público, nos preparamos não só para as festas de fim de ano, mas também entramos no clima de copa do mundo, compramos bastante produtos e contratamos bastante pessoas para entregar um atendimento de excelência para os nossos clientes”, disse o gerente da loja de calçados Shop do Pé, Carlos André.

O gestor ainda comenta o alto desempenho que os eventos estão tendo em relação ao fluxo de pessoas. O mesmo comenta que este é o ano em que a loja mais investiu em mercadoria, comparado a anos anteriores.

“Esse ano promete ser o ano, já temos a vacina na quarta dose, já não temos mais tantos casos de Covid-19 como antes, então a população já está mais confiante de ir aos grandes centros e fazer as suas compras, dentro disso, nos preparamos bastante compramos muita mercadoria, mais do que anos anteriores”, finalizou.

 

 

Segmentos

Rede de chocolates

Segundo a líder de vendas da loja Cacau Show Centro, Thaiana Gomes, o carro chefe da loja é o panetone trufado.

“O nosso carro forte sempre vai ser o panetone, temos uma grande parcela dos nossos clientes que procuram a loja com muita antecedência, pois pode ocorrer deles ficarem sem os seus presentes, por conta dessa grande demanda, o nosso estoque está bem abastecido, pois o Natal é uma das datas mais fortes do nosso setor, então estamos bem preparados”.

Em relação ao movimento, Thaiana acredita que ainda irá melhorar bastante tendo em vista o pagamento da primeira e segunda parcelas do 13° salário.

“O movimento está bom e acreditamos que melhore bastante porque estamos no final de novembro e geralmente é nessa época que as pessoas vêm em busca de presentes”.

Rede de perfumaria

A gerente de loja da rede de perfumaria O Boticário, Daniele Santos, explica que a loja está com muita expectativa para as vendas desse fim de ano.

“Nossos produtos destaques são os Kits de Natal, da Lily da Malbec e diante da grande procura não só por esses itens, mas como de outros, nosso estoque está abastecido mais do que o do ano passado. Estamos com expectativas de vendas muito altas”.

 

Cores Tradicionais

De acordo com o gerente de loja da varejista Tropical Multiloja, Felipe Sanches o Natal continua sendo o principal investimento do grupo, contudo, a conciliação da black friday e da copa do mundo no mesmo período não descartou a possibilidade de a loja entrar no clima das temporadas.

“Para quem trabalha com decoração, o Natal é uma data sazonal que precisa de antecipação, a gente começou a se preparar em setembro, já estamos praticamente no fim do natal, muitos produtos já acabaram, já tivemos vendas consideravelmente muito boas, a preparação para as festividades da data começa no início do ano. Neste fim de novembro quem está aproveitando é o pessoal que está recebendo o décimo e outras categorias, esse é um público que ainda pega variedade de itens. Quanto à copa, acabou que colidiu, então estamos também com alguns artigos, o necessário que o cliente procura, que é o plástico e as vuvuzelas, mas o natal continua sendo o maior investimento”, contou Felipe.

O gerente salienta que as cores tradicionais ainda são as mais procuradas pelos clientes.

“O tradicional é quase 90% do nosso mix, não tem como fugir trouxemos algumas cores para pessoas que gostam de trabalhar inovação, mas o cliente ainda é muito tradicionalista e não foge muito. Trouxemos até preto esse ano, vendeu, mas o tradicional é o que é mais vendido”, finalizou.

Além do comércio, os pontos importantes e turísticos de Manaus também são preparados para a data que atrai visitantes e o público manauara.

Ponta Negra

No aniversário de Manaus, celebrado dia 24 de outubro, a prefeitura de Manaus inaugurou a 2a edição do Natal das Águas – Luz da Esperança, com cores, luzes, magia e espaços instagramáveis.

No local foi construído um túnel de 130 metros, todo em estrutura de ferro, com 34 arcos em forma de coração. Ao todo, 30 mil lâmpadas de LED são responsáveis por iluminar e encantar quem passa pelo túnel. A estrutura conta com dois portais instagramáveis com enfeites natalinos.

 

Largo de São Sebastião

No dia 18 de novembro o governador do Amazonas, Wilson Lima lançou a programação natalina “O Mundo Encantado do Natal” que inclui o tradicional concerto no Teatro Amazonas, a aguardada decoração no Largo de São Sebastião, espetáculos e atividades culturais na capital e no interior, além de arrecadação de brinquedos que serão doados para crianças em situação de vulnerabilidade em todo o estado.

Somando 42 dias, a programação oficial do “O Mundo Encantado do Natal” estará aberta ao público de 26 de novembro a 6 de janeiro de 2023. Mais de 300 ações estão previstas na capital e interior.

 

Link da pesquisa: https://www.cdlmanaus.org.br/upl/pesquisas/pesquisa-de-intencao-de-compras-natal-2022compressed-1compressed-1.pdf

 

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