22.12.2016

Vendas na internet vão dobrar no Brasil até 2021, indica o Google

As vendas pela internet devem aumentar, em média, 12,4% ao ano e atingir um total de R$ 85 bilhões em vendas, de acordo com um estudo encomendado pelo Google junto à empresa Forrester Research, que indicou que as vendas na internet no Brasil vão dobrar até 2021.

Com isso, o e-commerce passaria dos atuais 5,4% de participação no varejo para 9,5% (sem incluir vendas de alimentos e bebidas).

Carol Rocha, gerente de insights de varejo do Google, diz que o crescimento das vendas pela internet, mesmo em contexto de crise, é viabilizado pela possibilidade de comparação rápida de preços e ofertas oferecidas aos consumidores.

Boa parte desse avanço virá de novos consumidores, aponta o estudo. Nos próximos cinco anos, 27 milhões de pessoas irão fazer sua primeira compra on-line. Com isso, serão 67,4 milhões de compradores pela internet, o que irá representar 44% dos internautas em 2021, segundo o estudo.

Outra grande transformação do mercado, de acordo com a Forrester Research, será o ganho de participação dos smartphones nas vendas. O estudo aponta que, até o fnal de 2016, 19% das vendas do e-commerce deverão ser feitas via dispositivos móveis. Em 2021, a participação deles nas vendas on-line será de 41%.

De acordo com a empresa, atualmente, 30% dos internautas só podem ser alcançados através do mobile, pois não acessam a internet em outros dispositivos.

Influência

Mesmo quando a compra não é fechada pela rede, a internet pode ter papel importante na decisão do consumidor.

O estudo afirma que 19% das vendas off-line totais do varejo restrito (desconsiderando alimentos e bebidas) já sofrem influência do meio digital, totalizando R$ 165 bilhões.

Até 2021, essa influência deve crescer, chegando a 32% das vendas. Eletrônicos, livros e eletrodomésticos são categorias onde o on-line mais exerce influência nas vendas na loja física, participando da venda de seis e cada dez desses produtos.

Conforme o consumidor brasileiro se torna mais habituado a comprar pela internet, sua compra irá crescer em categorias como moda, artigos esportivos e comida, diz Victor Brotto, analista de indústria do Google.

Para a realização do estudo, o Google entrevistou aproximadamente 4500 pessoas, nas faixas etárias de 16 a 75 anos, a partir da internet. A Forrest Research combinou essas informações com outros dados disponíveis no mercado e informações do próprio Google, como tendências de buscas, explica Rocha.