19.12.2016

Redução dos juros resgata expectativa de lojistas

Para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a redução de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic) representa a retomada na confiança de empresários e investidores brasileiros. A queda de 14,25% para 14% ao ano, foi anunciada, em outubro, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Foi o primeiro corte desde outubro de 2012. A queda está em linha com as expectativas do mercado.

Este foi o primeiro corte desde outubro de 2012, quando a Selic chegou a um piso histórico de 7,25% ao ano, durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.

Sinais de desaceleração da inflação, dúvidas sobre a recuperação da economia e o avanço no Congresso da proposta do governo que limita os gastos públicos, fatores citados no comunicado do BC, já faziam o mercado apostar em peso na redução da Selic.

O presidente da CNDL, Honório Pinheiro acredita que a medida é essencial para reverter o cenário de crise que o país vem enfrentando. “Esta já é uma sinalização de mudança nos rumos da política econômica”, destaca. Ele alerta, no entanto, que o impacto da medida só deve refletir na economia nos próximos meses.