Hist?ria do Lojista

07.03.2024

Platinun Construções comemora em março 24 anos de sucesso

Ricardo Samuel Benzecry é brasileiro, casado com a senhora Heloisa Benzecry, pai de dois filhos, Bernardo e Vanessa Benzecry, nasceu na cidade de Belém, Estado do Pará, mas reside em Manaus, estado do Amazonas há 35 anos.

A ideia de entrar nesse segmento surgiu a partir de sua experiência no mercado imobiliário junto à Nortimoveis Empreendimentos Imobiliários, fundada em 1989  que continua ativa até hoje.

"Foi a partir da Nortimoveis que há muitos anos é referência de qualidade e bons serviços no mercado imobiliário em Manaus que tive a vontade de ingressar em incorporações imobiliárias próprias para atender também o cliente final. Como eu tinha relação direta com o cliente e sabia qual o produto que  eles desejavam, resolvi criar a construtora e partir para a área de construção e incorporação", disse Ricardo Benzecry.

Para a felicidade dessa nova etapa, todos os empreendimentos fizeram sucesso, e foram 100% vendidos e veio também a boa notícia, do reconhecimento do mercado de nossa boa reputação onde todas as obras foram entregues dento do prazo contratual e com alta qualidade, e sempre dentro do orçamento. Acabou que essas qualidades se tornaram nosso  lema e marca da empresa SOLIDEZ - ESTILO -PONTUALIDADE .

A ideia de entrar para esse segmento foi de Ricardo Benzecry mesmo, ele estava à frente da imobiliária e com isso, lidava diretamente com o público, foi quando teve a ideia e a vontade de entrar nessa área de construção.

O início do empreendimento foi em Manaus, depois de Manaus "fomos contratados para outras capitais do norte, com isso, chegamos a fazer prédios em Boa Vista, fizemos várias obras contratadas sob encomenda por clientes finais fora da cidade de Manaus, em toda região Norte, por isso, até hoje a Platinun Construções pode ser contratada para fazer obras em toda região norte do país onde já atuamos, por exemplo, em Porto Velho, Rio Branco, Santarém, Boa Vista. Nós temos capacidade de atender o cliente final em qualquer lugar do Brasil", pontuou Benzecry.

A Platinun, iniciou suas atividades com o que chamaram de escritório central, com 12 colaboradores, todos só a nível de gestão. Porém, com a contratação de novos serviços, novos trabalhadores tiveram que ser contratados, e à medida que ia aparecendo novas obras, se fazia necessário a contratação de mais trabalhadores. Com o ímpeto de servir melhor os clientes, a Platinun chegou ao ponto de possuir  oito canteiros de obras simultâneos com um total de 1.213 trabalhadores, isso foi em 2008 incluindo todos os empreendimentos. Hoje, a empresa tem em seu quadro ainda 120 colaboradores, então 10% daquela força máxima que foi atingido.

Desisitrir
Sim, houve esse momento de indecisão, em final de 2008 quando houve a  crise imobiliária do "Subprime" onde o financiamento imobiliário no mundo todo foi afetado devido à crise americana, que iniciou no segmento imobiliário e se alastrou para outros países, nesse período pensamos em desistir, tudo causado pela falta de financiamento, mas, depois foi visto que não existia só o segmento da Incorporação Imobiliaria para moradia, haviam outras áreas de construção para serem trabalhadas como obras industriais, lojas,  hospitais e devido ao nosso elevado conhecimento técnico e know how, até mesmo a construção de edifícios para nossos concorrentes, foi feito. Também chegamos a cogitar a área de manutenção que decidimos em não aprofundar.

A crise do subprime que se apresentou como um problema, acabou abrindo novas oportunidades e se tornou uma grande oportunidade de bons negócios para nossa empresa. Com boa performance nos negócios, foi quando Ricardo e Sérgio decidiram focar em áreas que pudessem atender o

cliente final.

Vários fatores influenciaram nesse sucesso, porém, "Eu atribuo a maior parte do sucesso deste empreendimento, ao meu sócio e engenheiro responsavel que trabalha comigo há muitos anos, e se chama Sérgio Peixoto, eu atribuo o sucesso da empresa também à parceria que tenho com ele desde a fundação da Platinun Construções", finalizou Ricardo.
O empresário disse que não tem filiais e não tem plano de expansão, a pretensão premente é focar em Manaus, "é lógico, se formos contratados para trabalhar em outras cidades, não vamos ter problema nenhum de atender o cliente em qualquer região do Brasil.

Mensagem
Para as pessoas que querem se lançar no mercado empreendedor,  Ricardo Benzecry deixa como mensagem, “Planeje bem antes de tudo e nunca desista, tudo que você faz com carinho, com vontade e buscando dar seu melhor, sempre será reconhecido. Não disista quando surgirem as barreiras  que são impostas às vezes por questões fiscais, às vezes por questões legais e jurídicas, e climáticas, tenha atenção porque todo dia nasce uma pedrinha no sapato da gente, todo dia a gente tem que tentar solucionar essas barreira para não desistir", superar essas barreiras nos fazem crescer e amadurecer como empresarios", é a mensagem que eu deixo, é que nunca desista dos seus sonhos, das imagens que você tem.

Finalizando, Ricardo Benzecry diz que, “além da crise do "SubPrime" nos Estados Unidos que causou uma queda nos serviços, e que contribui para a redução do quadro de colaboradores permitiu que, hoje com obras menores, e em ciclo menores conseguimos melhores resultados.
Antes, atuávamos muito em construção de edifícios de condomínios, isso requer muita gente, ciclos produtivos longos e prazos de recebimento enormes, hoje, se consegue com um quadro menor, melhor resultado porque são obras pequenas, de curta duração e com pessoal reduzido, então, acaba sendo mais interessante para trabalharmos com obras médias do que com aquelas obras gigantes que necessitava contratar muita gente.

A Platinun foi fundada e permanece no mesmo endereço, na Av. Djalma Batista Nº 3694, no centro comercial próprio da Platinun, nasceu e se desenvolveu aqui no escritório do Parque 10 em Manaus .