História do Lojista

05.12.2023

VT Encomendas: A maior Estrutura de Logística do Estado do Amazonas

O empresário Weber Nunes Silva, casado com a senhora Fabiana Fornazari Nunes, é pai de dois filhos, Felipe Fornazari Nunes e Giovani Fornazari Nunes, ambos naturais de Brejinho de Nazaré-TO. Weber é o gestor da VT Encomendas (Via Transportes Serviços de Entregas Rápidas Ltda.), cuja trajetória teve início em 2014.

A ideia do segmento

A incursão do empresário no segmento de entregas foi motivada por uma circunstância específica: sua atuação como representante comercial de uma grande empresa ao longo de 26 anos. Em 2006, ele se estabeleceu no Amazonas, iniciando sua residência em Parintins, onde permaneceu por três anos. Observando as limitações da Ilha Tupinambarana para a expansão de negócios, Weber identificou em Manaus um ambiente mais propício e promissor.

Ele percorreu os 61 municípios do interior, realizando vendas. Contudo, diante do aumento dos custos de frete após um volume considerável de transações bem-sucedidas, a viabilidade financeira tornou-se um desafio. Nesse contexto, a empresa para a qual ele trabalhava como representante o instigou, de maneira construtiva, a assumir a responsabilidade pelo redespacho das mercadorias, uma vez que as vendas haviam sido concretizadas. Após negociações e a realização de testes em uma cidade, a prática provou ser eficaz, permitindo à empresa transportar mercadorias para todos os municípios amazonenses e para o Estado do Acre.

A Estratégia Adotada

Atualmente, a empresa conta com um Ponto de Atendimento (P.A) em todas as cidades do Amazonas, proporcionando entregas em locais remotos e gerenciando a logística reversa. Weber destaca a exclusividade da empresa ao afirmar: "Acredito que somos quase que exclusivos para fazer entregas em todo o Estado, com essa rede de pontos no interior do Amazonas", disse.

O Empreendedor Visionário

Silva ingressou nesse segmento por necessidade, inicialmente como uma resposta para garantir seu emprego. Contudo, hoje reconhece os benefícios dessa decisão. Desde 2014, a empresa está em constante evolução, mesmo permanecendo, em grande parte, desconhecida devido ao trabalho nos bastidores. Gradualmente, ela vem ganhando visibilidade e conquistando espaço no mercado.

O Ponto Estratégico

Considerando as peculiaridades do Estado, a escolha da localização da empresa foi meticulosamente planejada, levando em conta 100% das necessidades logísticas para o longo prazo. Situada no Bairro Aleixo, na rua Constelação de Gêmeos, Nº 126 (antiga rua São José), a empresa desfruta de uma posição privilegiada, próxima a importantes vias de escoamento para o Porto, Aeroporto, Zona leste, Zona norte e todas as partes da Metrópole Manauara. Inicialmente, a equipe era composta por apenas quatro colaboradores, evidenciando o cuidado na gestão de despesas no início desse empreendimento bem planejado.

Usando como exemplar de um planejamento eficaz, Weber destaca que durante o auge da pandemia da Covid-19, quando praticamente tudo ficou paralisado, a VT Encomendas teria, sem dúvida, desaparecido do cenário se não tivesse um capital de giro previamente planejado.

Sucesso Consolidado

"É imprescindível acreditar em um ser superior; Deus é o ponto de gratidão, juntamente aos colaboradores e aos pontos de atendimento em cada cidade do interior, que se tornaram referência para a VT Encomendas. Agradeço também aos parceiros comerciais, em especial à empresa que represento", enfatizou Silva. Devido a esse êxito, a VT Encomendas expandiu suas operações, inaugurando uma filial no Estado do Acre.

Mensagem Inspiradora

Atualmente, como empreendedor, a perspectiva de Weber Nunes sobre o mercado de negócios foi completamente transformada. Ele afirma: "Dizem que o Brasil não é para amadores, e concordo; no entanto, é um país excepcional para prosperar. Apesar das burocracias, da desigualdade social, da escassez de mão de obra qualificada e da carga tributária elevada, o Brasil é um dos melhores lugares do mundo para ganhar dinheiro. São nesses desafios que surgem as maiores oportunidades, mas poucos conseguem enxergá-las e buscar a realização de seus sonhos.

Sabemos que muitas pessoas desejam ter seu próprio negócio, mas, devido à falta de visão empresarial, não conseguem identificar o nicho de oportunidades que está diante delas. Minha mensagem para aqueles que desejam empreender é que não desistam do nosso país, especialmente do nosso Estado. Sejam resilientes, tornem-se gestores e embarquem na jornada empreendedora com um planejamento sólido; o sucesso é uma consequência certa”, concluiu o empresário.