Hist?ria do Lojista

07.02.2023

Pará Cabos: de Belém para Manaus com o mesmo objetivo de sucesso, satisfazer seus clientes

Rafael Amorim é casado com a senhora Vanessa Amorim, pai de João Victor e Miguel Amorim e filho da senhora Ercília e do senhor Evandro Amorim.

A empresa

A empresa Pará Cabos, como seu nome dá ênfase à sua origem, iniciou suas atividades no ano de 1996 na capital paraense, Belém-PA. Em 1998, com o aumento da demanda viu-se a necessidade de abrir uma filial em Manaus. Em conversa de negócios, os três sócios, Evandro Amorim, Farias e Borges, decidiram que Evandro Amorim, deveria vir para Manaus tocar a abertura da filial, atuando no segmento de distribuição de produtos de tecnologia, cabeamento estruturado, segurança eletrônica etc.

Surge a ideia

Com sonhos de empreender no próprio negócio, os sócios (Evandro, Farias e Borges) decidiram colocar em prática suas ideias e abrir sua própria distribuidora, visto que eles trabalhavam juntos em uma multinacional, com isso, a parceria e a sociedade vieram naturalmente. Aproveitando a oportunidade, foi aberta a primeira loja, a Pará Cabos Manaus.

As atividades da Pará Cabos se iniciaram em Belém-PA, mais precisamente em Ananindeua, no ano de 1996. Em Manaus iniciou sua trajetória na Av. Ferreira Pena, no mesmo prédio da Elcon Representação. Após um ano nesse local, com o aumento da demanda, o espaço tornou-se pequeno "e fizemos a mudança para a rua Benjamim Constant, Nº 180, bairro Petrópolis, onde permanecemos por 22 anos. Para dar mais conforto e comodidade aos clientes, foi necessário nova mudança, foi quando passamos para o outro lado da rua, onde estamos até hoje, no número 640. Iniciamos nossas atividades em Manaus, com apenas três pessoas, sendo o Sr. Evandro Amorim, Junho Almeida e José de Freitas", disse Rafael.

A base

Como se sabe, todo empreendimento no início não é muito fácil, as coisas passam a ser novidades, ter mais responsabilidades e transparência para dar credibilidade ao negócio. Surgem dúvidas para certas decisões, como fazer para fidelizar a clientela, não deixar faltar com os fornecedores, suprir a necessidade dos clientes, e uma série de desafios, porém “O Sr. Evandro estava tão engajado no projeto que não pensava em desistir, ao contrário, só pensava positivo para tudo e dizia, temos que fazer acontecer para se estabilizar no mercado e se tornar um dos grandes fornecedores de tecnologia no mercado amazonense, se perpetuar por anos e anos”, disse Rafael Amorim.

Sucesso

depende do trabalho

O trabalho de um empreendedor para ter sucesso precisa ter um bom planejamento com metas a serem alcançadas, foi isso que aconteceu com os sócios fundadores (Evandro, Borges, Farias), “suas ações eram bem diferentes, porém, quando estavam os três juntos, o resultado era muito compensador, sabiam que formavam um time vencedor", finalizou Rafael.

Mudanças

A partir do ano de 2015, a Pará Cabos Manaus se tornou única, houve mudança em sua diretoria, novos sócios assumiram a direção, saíram Borges e Farias, cujo objetivo da saída foi para traçar novos caminhos, ficando na direção Evandro Amorim, Vanessa Amorim e Rafael Amorim, que trouxeram novas ideias e com novo gás, projetando o início com novo projeto.

Tudo caminhava em harmonia, mas, foi quando aconteceu a fatalidade e em 2017 o Sr. Evandro Amorim veio a falecer.  Porém, para manter esse legado, daí em diante, entrou em ação a segunda geração ficando como sócios: Guilherme Amorim, Vanessa Amorim e Rafael Amorim, com a incumbência de seguir o caminho de sucesso deixado por seus fundadores. Para citar um bom exemplo do comprometimento, é que em 2021 foi aberta a primeira filial em Boa Vista-RR.

A loja que iniciou com três colaboradores em Manaus, hoje a Pará Cabos tem 48 colaboradores e em Boa Vista conta com quatro colaboradores.

Serviços

Para satisfação dos nossos clientes, "a Pará Cabos vem trabalhando ao longo dos anos com entregas de soluções para cabeamento estruturado (Cabos de redes, conectorização e infraestrutura), segurança eletrônica (Gravadores, câmeras, controle de acesso e alarmes), entre outros serviços disponibilizados à sociedade em geral", disse Rafael.

Segundo Rafael, não podemos parar e para realizar novas ações, “estamos com novos estudos junto ao conselho da empresa para ampliação e expansão dos nossos negócios e neste momento estamos passando por um planejamento estratégico,  e assim que for finalizado iremos divulgar as ações planejadas para iniciar no ano de 2023 e seguir adiante.

A trajetória

O empresário Rafael Amorim começou a trabalhar na Pará Cabos, dentro do setor de estoque, aprendendo e obtendo mais conhecimento dos produtos que trabalhava. Depois de algum tempo, passou a trabalhar no setor administrativo da empresa onde aprendeu sobre contas a pagar e a receber, “logo em seguida fui para o comercial, ali me apaixonei, ali enxerguei o que era ser vendedor de verdade, fiquei na área que atuo até hoje, agora como Diretor Comercial”, pontuou ele.

Capacitação

Rafael Amorim é formado em Redes de computadores pela Ulbra, Marketólogo pela UNIP e MBA Comercial e Varejo pelo Ciesa. Além destas formações sempre em busca por novos conhecimentos, Rafael não parou, ainda fez todos os cursos da Targo Consultoria e também do G4 Educação.