Vendas no Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 80 milhões no comércio manauara

O Dia dos Pais, tradicionalmente celebrado no segundo domingo de agosto, continua sendo uma das datas mais aguardadas pelo comércio varejista. A ocasião representa uma oportunidade significativa para impulsionar as vendas e reforçar os laços entre lojistas e consumidores. Em 2025, a expectativa segue positiva para o comércio de Manaus, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus).
De acordo com a pesquisa realizada pela entidade, o comércio deve movimentar aproximadamente R$ 80 milhões no período que antecede o Dia dos Pais, representando um crescimento de 2,5% em relação ao ano anterior. O ticket médio previsto para este ano é de aproximadamente R$ 110.
Intenção de compras
Entre os entrevistados, 86% afirmaram que pretendem presentear alguém na data. Já os 14% que disseram não ter intenção citam, principalmente, motivos como o falecimento do pai, dificuldades financeiras, problemas de saúde e falta de recursos financeiros.
Quem serão presenteados
A maioria (57%) declarou que irá presentear o pai. Também foram citados o marido (43%), o esposo (30%), o filho (26%), o tio (24%), o avô (17%) enquanto os padrastos somam (5%).
Principais escolhas de presentes
O vestuário aparece como a principal opção entre os consumidores (36%), seguido de almoço ou jantar (29%), acessórios bem variados como perfumes (27%), calçados (25%), celulares (18%), artigos de joalheria (17%), carteiras e similares (15%), vinhos e bebidas (11%), artigos esportivos (11%), ferramentas (9%), livros também foram citados (7%) e eletrodomésticos (3%).
Valor dos presentes
A maior parte das entrevistas declarou intenção de gastar entre R$ 51 e R$ 100 (38%). Em seguida, aparecem as faixas entre R$ 101 e R$ 150 (27%) e entre R$ 151 e R$ 200 (21%). Apenas 6% declararam que irão gastar acima de R$ 201 a R$ 500. Gastos mais baixos, entre R$ 1 e R$ 25 (3%) e entre R$ 26 e R$ 50 (5%), também foram relatados. Um pequeno grupo (1%) ainda está indeciso.
Formas de pagamento
O PIX lidera como o meio de pagamento preferido (35%), seguido por parcelamento no cartão de crédito (28%), uso do dinheiro, cartão de débito (21%), débito em conta (18%), pagamento à vista no cartão de crédito (11%), crediário da loja (9%) e parcelamento no cartão da loja (3%).
Locais preferidos para compras
Os shoppings centers (42%) e o Centro da cidade (39%) são os locais mais procurados para as compras do Dia dos Pais. Os comércios dos bairros (35%) e as compras pela internet e redes sociais (30%) também aparecem com destaque. Supermercados foram citados (12%).
Fatores que influenciam a escolha do local
O preço é o principal fator que influencia a decisão de onde comprar (31%). Em seguida aparecem promoções (26%), facilidade de pagamento (14%), atendimento (12%), qualidade dos produtos (10%), localização (7%) e estacionamento (3%).
Locais preferidos para compras
Os shoppings centers (42%) e o Centro da cidade (39%) são os locais mais procurados para as compras do Dia dos Pais. Os comércios dos bairros (35%) e as compras pela internet e redes sociais (30%) também aparecem com destaque. Supermercados foram citados (12%).
Fatores que influenciam a escolha do local
O preço é o principal fator que influencia a decisão de onde comprar (31%). Em seguida aparecem promoções (26%), facilidade de pagamento (14%), atendimento (12%), qualidade dos produtos (10%), localização (7%) e estacionamento (3%).
Metodologia
A pesquisa foi realizada por meio de formulário online, entrevistas presenciais e via aplicativos de mensagens. O levantamento ouviu 1.387 consumidores manauaras com idade entre 18 anos residentes na cidade de Manaus.
Campanhas
Os shoppings seguem como destino favoritodos consumidores para as compras do Dia dos Pais, concentrando 42% da intenção de compra, segundo levantamento recente. E para celebrar a data, os principais centros de compras de Manaus já estão com campanhas especiais em andamento, que unem ofertas e experiências exclusivas aos visitantes.
No Amazonas Shopping, a campanha “Montei a Minha com Amor” reforça a importância da relação entre pais e filhos; no convívio e na amizade. A cada R$ 250 em compras o cliente pode participar da ação “Compre & Ganhe” e receber uma garrafa de vinho Nativitas. Além disso, a cada R$ 200 em compras, concorrem ao sorteio de 12 adegas Philco PAD16E.
No Manauara Shopping, a campanha oferece uma garrafa de vinho La Vid como brinde exclusivo e um concurso de selfies no valor de R$ 5 mil em compras.
Já no Shopping Ponta Negra a campanha valoriza o relacionamento entre pais e filhos, com promoções especiais e sorteios exclusivos sorteio de motos Harley-Davidson. A ação acontece do dia 1º ao dia 14 de agosto, reforçando a importância de viver momentos únicos.





