KPMG & RGC Experience destaca estratégias para manter a competitividade da ZFM
Na manhã do dia 16 de julho, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, participou da abertura do KPMG & RGC Experience, evento realizado no auditório do SENAI, no Distrito Industrial de Manaus. A iniciativa, promovida pela KPMG e pela RGC Consultoria, contou com o apoio do Sindicato Nacional das Empresas de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS), do Amazonas (SINDAMAM), presidido por Marcelo Peixoto. O evento reuniu representantes dos setores público e privado para discutir os impactos da Reforma Tributária sobre o comércio exterior e o modelo da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Com uma programação marcada por painéis técnicos de alto nível estratégico, o evento teve mediação de José Carlos Raposo Barbosa, presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros, e abordou temas como o Novo Processo de Importação (NPI), o Operador Econômico Autorizado (OEA), o Catálogo de Produtos e a Declaração Única de Importação (DUIMP). Especialistas apresentaram análises sobre os principais desafios e oportunidades que envolvem a competitividade da Zona Franca no novo contexto tributário nacional.
Durante o encontro, destacou-se a importância do papel fundamental da ZFM como motor de crescimento regional e nacional. Segundo os organizadores, a adequação das empresas às mudanças promovidas pela reforma tributária é essencial para manter a fluidez nas operações e garantir a sustentabilidade do modelo incentivado.
Marcelo Peixoto, presidente do SINDAMAM, também ressaltou a importância de um setor mais qualificado para discutir as transformações em curso. “Esta foi uma discussão inédita única para a Zona Franca de Manaus sob o objetivo de debater o novo processo de importação com a DUIMP, que trará mudanças tributárias e catalogação de produtos. Contamos com o apoio dos órgãos competentes para enfrentarmos os desafios e aproveitar chances”.





