Notícias

27.08.2025

David Almeida promove revitalização do Centro em benefício da população

Compartilhe: WhatsApp

Ο prefeito de Manaus David Almeida, iniciou, no dia 4 de agosto, o quinto "Mutiráo no Bairro" esta vez, no centro histórico da cidade, reunindo 16 secretarias municipais em uma operação integrada de infraestrutura, limpeza urbana, mobilidade, ordenamento e assistência social. Com duração estimada de 90 dias, o Martirão será dividido em três grandes polos territoriais e, nesta primeira fase,  contempla 49 ruas.

 

Os trabalhos iniciaram a partir da área do entorno do prédio Casarão da Inovacão Cassina, com a presença do prefeito; do vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior; de secretários municipais; além de representantes dos lojistas, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLManaus), Ralph Assayag; dos feirantes, Railson Silva; e dos camelós, Marquinho Maia.

 

"Nós estamos aqui com 1.100 servidores, homens e mulheres, com 16 secretarias integradas, fazendo esta intervenção no centro da cidade de Manaus, que inclusive o grande problema do Centro, hoje, é o tráfico de drogas. Inclusive, desde as 3h30, nossa Secretaria Municipal de Sequranca Pública já fez algumas abordagens, nós prendemos sete elementos, quatro com mandados em aberto, fizemos algumas apreensões, por exemplo, prisões em fla- grante de delitos de tráfico de drogas e nós vamos aqui ocupar o centro da cidade de Manaus com esta ação integrada, salientou o prefeito David Almeida.

 

O chefe do Executivo municipal também informou queagestão municipal, nesse trabalho de reordenamento do Centro, atendendo demanda do comércio, planeja reabrir para as ruas Marcílio Dias, Guilherme Moreira, Dr. Moreira e a Henrique Martins para tráfego de veículos. Na área, também serão instalados quatro banheiros públicos, o terminal de ônibus da Matriz será recuperado, assim como a praça dos Remédios, com as pessoas em situação de rua que estão ocupando aquele espaço sendo encaminhadas para clínicas ou abrigos. 

 

"Temos 150 vagas em cdlínicas de reabilitação. As pessoas que precisarem de uma reabilitação, nós vamos encaminhar para uma clínica em parceria com a prefeitura. As pessoas que querem, por exemplo, tra- balhar, vamos cadastrá-las para colocar nas empresas que servem a prefeitura, terceirizadas, na limpeza pública, e assim a gente poder recuperar o Centro. As pessoas que, realmente, ainda insistam em ficar morando no Centro, nós estamos abrindo um grande abrigo público, onde essas pessoas vão poder dormir, tomar banho, ter uma vida, por exemplo, tomar um café da manha, o seu jantar, sair durante o dia para o trabalho e retornar. Dessa forma, nós queremos reordenar o centro da cidade com essa ocupação contínua", informou o prefeito.

 

Ação integrada

 

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, que vai coordenar toda a ação, afirma que o "Mutirão no Centro" é a maior operação já realizada pela Prefeitura de Manaus na região. O plano inclui a recuperação de calçadas, sarjetas e faixas de pedestres, execução do novo plano de sinalização viária turística do Centro e revitalização de paradas de ônibus, especialmente na avenida Getúlio Vargas, onde também será reforçada a iluminação pública. Um dos destaques é a implan- tação da "Faixa Liberada" em parceria com a Fundação Manaus Esporte (FME), ampliando a ocupação segura do espaço público por pedestres e ciclistas. Trechos de grande apelo comercial e turístico, como o entorno do Teatro Amazonas, o porto de Manaus e o parque Jefferson cantiad Péres, receberão inter- venções específicas. Além disso, o "pequeno centro, que incui as avenidas 7 de Setembro, Eduardo Ribeiro, ruas Doutor Moreira, Guilherme Moreira e Marcilio Dias, passará por revitalização estética com ações de pintura e urbanismo conduzidas pela Semulsp.

 

Expectativas do comércio

 

Com apoio da CDL Manaus, o mutirão representa uma resposta às demandas históricas de comerciantes, trabalhadores informais e moradores.

 

A operação propõe não apenas a requalificação do espaço urbano, mas tam- bém a reconstrução de vínculos com a população que vive e trabalha no со- racão da cidade.

 

O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, demonstrou grandes expectativas para o Centro com essa ação integrada da prefeitura que, segundo ele, nunca foi vista em duas décadas décadas. "Pela primeira vez, nesses últimos 20 anos, estou vendo realmente a vontade do prefeito e todas as secretarias juntas para poder resolver o nosso problema do Centro. O resultado vai ser muito bom. Nós vamos trazer de novo o público para vir ao Centro, as lojas vão poder abrir. Como mais quatro ruas vão ter abertura para o tráfego, vamos ter um resultado muito bom, porque novas empresas vão poder vir para o Centro", disse Ralph Assayag.

 

Representando os camelôs, Marquinho Maia, disse que essa ação é muito positiva, pois ouviu os lojistas, camelôs e os feirantes do Centro. "Eu acredito que esta ação é muito positiva com o nosso prefeito David, vice-prefeito Renato, em olhar na sua totalidade paraaárea central. Trazer um reordenamento na área central vai ser muito positivo para todos nós empreendedores que geramos renda na cidade, enfatizou. 

 

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora