Notícias

26.08.2025

CDL Manaus e Cigás discutem crescimento urbano e perspectivas do setor imobiliário

Compartilhe: WhatsApp

No dia 31 de julho, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus recebeu representantes da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) para uma reunião institucional voltada ao debate sobre o crescimento urbano da capital amazonense e as perspectivas para o setor imobiliário nos próximos anos.

 

 

O encontro contou com a presença do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag; do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas, Ezra Benzion; e dos vice-presidentes da entidade lojista, Marcelo Lobo e Antonio Kizem. Pela Companhia de Gás do Amazonas, participaram o diretor financeiro Carlos Mauro Moura e o gerente de Comercialização e Marketing, João Salomão.

 

 

Durante a apresentação, os representantes da Companhia de Gás do Amazonas abordaram as mudanças em curso no perfil urbano da cidade. João Salomão destacou que, embora Manaus ainda mantenha uma característica predominantemente horizontal, com muitos bairros compostos por casas, há um movimento crescente de verticalização, principalmente em áreas como a Ponta Negra, onde diversos empreendimentos residenciais estão em andamento.

 

 

Segundo ele, atualmente estão sendo construídas cerca de 10 mil novas unidades habitacionais verticais por ano em Manaus, com expectativa de crescimento até 2030. Grandes construtoras, como MRV, Itam e Engeco, já atuam nesse processo de expansão.

 

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag, ressaltou a importância de encontros como esse para o fortalecimento do planejamento urbano integrado ao desenvolvimento econômico. “A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas estão atentas às transformações da cidade. Esse diálogo com a Companhia de Gás do Amazonas é essencial para pensarmos o futuro de Manaus com responsabilidade, sustentabilidade e foco nas demandas do comércio e da população”, afirmou.

 

A reunião reforçou o papel das entidades lojistas nas articulações com setores estratégicos, contribuindo ativamente para o crescimento ordenado da capital amazonense. A integração entre o poder público, as empresas prestadoras de serviço e o setor produtivo é fundamental para que as mudanças urbanas ocorram de forma equilibrada, garantindo qualidade de vida à população, fomento à economia e apoio ao empreendedorismo local.

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos