Notícias

07.07.2025

Procon Manaus aposta em conscientização e reforça apoio ao comércio local em reunião na CDL

Compartilhe: WhatsApp

No dia 25 de maio, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, recebeu a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu, para uma visita institucional à sede da entidade. Acompanhavam a presidente o diretor de departamentos, Fabrício dos Santos; a chefe da divisão fiscal, Danielma Coelho; e a assessora de comunicação, Gabrielle Medeiros.

 

Também participaram do encontro os vice-presidentes da CDL Manaus, Antônio Kizem e Marcelo Lobo, além do superintendente Manuel Joaquim.

 

Durante a visita, Onilda Abreu destacou que a atuação do Procon Manaus tem como prioridade a orientação tanto para os consumidores quanto para os fornecedores. Segundo ela, muitos empresários desconhecem suas obrigações legais, o que reforça a importância de ações educativas.

 

“O nosso trabalho dentro da cidade de Manaus é orientar. Vamos orientar o fornecedor, que muitas vezes não sabe quais são suas obrigações. Não é má vontade, é falta de conhecimento. Então, decidimos iniciar um trabalho de orientação e informação, para que o consumidor conheça seus direitos e o fornecedor, seus deveres”, afirmou a presidente.

 

Ela ainda lembrou que, em 2023, o Procon realizou uma palestra no shopping da zona leste como parte dessa estratégia de conscientização, que vem sendo feita de forma pro- gressiva e contínua. “É um trabalho de formiguinha”, destacou.

 

A presidente também frisou que o propósito do órgão não é punitivo. “O objetivo não é punir ou fechar estabelecimentos. Pelo contrário, queremos que a economia cresça, e dependemos de vocês, empresários, para isso. Não podemos agir de forma irresponsável durante as fiscalizações”, concluiu.

 

A CDL Manaus, como entidade representativa do comércio local, reforçou seu compromisso em colaborar com iniciativas que promovam o equilíbrio nas relações de consumo e o fortalecimento da economia da capital amazonense.

 

A chefe da Divisão de Fiscalização do Procon Manaus, Danielma Coelho, reforçou o compromisso da atual gestão com o equilíbrio e o respeito nas ações fiscalizatórias. “A gestão do prefeito David Almeida busca a harmonia. A orientação que temos é a de informar, explicar o que deve ser feito. Essa troca é importante, essa sensibilidade precisa existir. O diálogo precisa acontecer tanto do órgão fiscalizador quanto de quem está sendo fiscalizado”, declarou.

 

Por parte da CDL Manaus, o presidente Ralph Assayag ressaltou a importância da aproximação institucional e reforçou a representatividade da entidade. “Hoje temos cerca de 5 mil associados. Não existe outro órgão que tenha o número de associados que nós temos. Além disso, temos entre nossos diretores os maiores empregadores e contribuintes do estado”, pontuou. A visita institucional reforça o compromisso da CDL Manaus em manter o diálogo aberto com os órgãos de defesa do consumidor, buscando sempre o equilíbrio nas relações de consumo e o fortalecimento do setor produtivo local.

 

Quando somos atacados com uma fiscalização dura, isso desmotiva o avanço do setor, inibe investimentos. A atuação precisa ser equilibrada. 

 

Newsletter

Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015