Diretor-presidente da Bemol, Denis Minev fala sobre Inteligência Artificial no Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios de Manaus
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, participou, na manhã do dia 26 de setembro da reunião do Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios de Manaus (CMANM), realizada na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/AM).
O evento contou com a presença do secretário do CMANM, Clésio Freitas; do diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente; do secretário da Semtepi, Wagno Oliveira; do diretor-presidente da Bemol, Denis Minev, além de outros representantes de órgãos e instituições.
O diretor-presidente da Bemol, Denis Minev, deu início ao evento para falar sobre Inteligência Artificial, destacando seu impacto transformador em diversos setores. Ele também discutiu como inovações tecnológicas podem impulsionar melhorias no ambiente de negócios.
Em um dos pontos da apresentação, Minev afirmou que "terreno parado é uma riqueza que não está sendo aproveitada". Segundo o empresário, a prefeitura deveria ceder seus imóveis desocupados à iniciativa privada, sugerindo que essa ação poderia gerar mais dinamismo econômico e melhor utilização dos recursos urbanos.
Denis Minev também sugeriu que a prefeitura adotasse uma política diferenciada para o IPTU, aumentando o imposto sobre imóveis improdutivos e reduzindo para aqueles que estão em uso. Ele destacou que esse modelo já é implementado em outros países com sucesso.
Além disso, Minev defendeu a necessidade de aumentar a densidade populacional no centro de Manaus, incentivando o retorno de famílias para morarem na área central, o que contribuiria para a revitalização da cidade. Sobre urbanismo, ele ressaltou a importância de a prefeitura plantar mais árvores, uma vez que a cidade está se tornando cada vez mais quente.
Minev apontou que a Bemol compete globalmente por talentos, mas enfrenta desafios para atrair profissionais, já que muitos não querem viver em Manaus devido ao calor extremo e ao problema da fumaça, tornando a cidade menos atrativa para novos talentos profissionais.
O empresário também apresentou aos participantes algumas soluções de Inteligência Artificial, destacando entre elas o Suno, uma IA especializada na criação de músicas, e o ChatGPT, uma ferramenta avançada de geração de textos e conversação. Essas tecnologias foram mencionadas como exemplos do avanço da IA em áreas criativas e de comunicação, ilustrando o impacto transformador dessas inovações em diversos setores.
Em sua fala, Ralph Assayag destacou que os setores de comércio e serviços empregam mais de 430 mil pessoas em Manaus, ressaltando a importância de ouvir e discutir estratégias com as entidades de classe, além de empresários que atuam no Centro da cidade. Ele enfatizou ainda que a burocracia tem sido um obstáculo significativo no processo de crescimento das empresas, limitando o desenvolvimento econômico local.