Alta Carga tributária é debatida em Sessão Especial ao Dia Livre de Impostos na Aleam
Na manhã desta segunda-feira (27), o Plenário Ruy Araújo foi palco de uma Sessão Especial dedicada ao Dia Livre de Impostos (DLI), um evento que visa discutir a alta carga tributária brasileira em colaboração com o poder legislativo.
Estiveram presentes os presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion, e da CDL Manaus, Ralph Assayag, junto com os coordenadores da CDL Jovem Amazonas, Victor Gonzales e da CDL Jovem Manaus, Matheus Demasi, e a vice-coordenadora, Francyne Leal. Também participaram a secretária da Sedecti, Tayana Rubim Batista, o chefe do departamento de Economia e Análise da UFAM, José Barbosa Filho, a diretora administrativo-financeiro do Procon, Cintia Alencar, além de membros da diretoria da CDL Manaus, CDL Jovem, CRC/AM e convidados.
A proposta inicialmente apresentada em uma sessão especial pela Deputada Estadual Débora Menezes, do Partido Liberal (PL), evoluiu para o Projeto de Lei (PL) nº 220/2024, com o objetivo de incluir a programação no Calendário Oficial do Amazonas.
Durante a sessão, a parlamentar destacou o papel importante que está sendo realizado pela CDL Jovem e ratificou o compromisso com os jovens empresários que criaram a data para alertar a população sobre a alta carga tributária paga pelos varejistas.
Quero ressaltar o trabalho importante feito pela CDL Manaus, em nome de seu presidente Ralph Assayag, que idealizou a CDL Jovem com o intuito de mobilizar o comércio para que jovens empreendedores pudessem conversar sobre seus desafios e fazer negócios, disse.
Exatamente os jovens que têm um papel tão importante diante da tomada de decisões e exercem funções relevantes em todos os segmentos da sociedade. O objetivo deste projeto não é estabelecer isenção ou renúncia tributária ao Poder Executivo, mas homenagear o movimento criado pela CDL Jovem e conscientizar a população sobre a alta carga tributária do segmento varejista no Brasil, defendeu.
O coordenador CDL Jovem Amazonas, Victor Gonzales, destacou que o DLI foi criado em 2010 como forma de protesto e o dia 6 de junho foi escolhido porque até a data o comerciante trabalha para pagar a alta carga de imposto.
Neste dia, alguns lojistas propõem a venda de produtos com o subsídio do imposto para mostrar as pessoas como a vida delas seriam sem o pagamento de tantos impostos. É importante que a data seja fixada no calendário do Estado, para que tenhamos momento para discutir o tema porque os impostos estão cada vez mais altos. Embora tenhamos uma reforma tributária, ainda não mostrou para que veio e tem uma série de ‘jabutis’ que podem prejudicar o Estado, alertou.
O Dia Livre de Imposto acontece nas principais cidades do país. Neste dia, o empresário arca com os tributos para não repassar aos consumidores, promovendo o aquecimento do comércio conjuntamente à conscientização da população. Estima-se que, neste ano, em torno de 500 empresas participem do DLI em Manaus. Neste ano, o DLI está agendado para o dia 06 de junho com a participação de diversas lojas.