09.08.2023

Dia dos Pais em Manaus promete movimentar o comércio com crescimento nas vendas de 3,10% em comparação com o ano passado

Com a chegada do segundo domingo de agosto, uma das datas mais especiais do calendário se aproxima: o Dia dos Pais. Essa comemoração, que celebra o amor, a gratidão e a dedicação paterna, também é responsável por movimentar significativamente o cenário comercial em todo o país. Para os lojistas e empresários, o Dia dos Pais representa uma oportunidade ímpar de impulsionar as vendas e estreitar os laços com os consumidores, além de ser um termômetro relevante para a economia local.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), reconhecendo a relevância dessa data para o comércio da região, realizou uma pesquisa de intenção de compras, buscando compreender as expectativas e hábitos dos consumidores manauaras em relação ao Dia dos Pais. Por meio dessa pesquisa, torna-se possível traçar estratégias e oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades e preferências do público, contribuindo para um crescimento saudável e sustentável do setor varejista na cidade.

De acordo com o levantamento realizado pela entidade lojista, as vendas para o Dia dos Pais devem apresentar um crescimento de 3,10% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A previsão é de uma receita bruta de R$98 milhões, com um ticket médio estimado em R$110,00.

Segundo a pesquisa, 93% dos entrevistados têm a intenção de presentear alguém nessa data comemorativa. Dentre eles, 46% pretendem presentear o pai; 22% pretendem presentear o esposo; 7% o avô; 6% o tio; 5% o sogro, a mãe e o filho; 3% o padrasto e 1% o padrinho.

O que vão presentear

Quanto às escolhas de presentes, o vestuário ocupa o primeiro lugar, com 24%, seguido de perfumaria (19%), calçados (16%), almoço/jantar (9%), relógios/joias (9%), artigos esportivos (6%), celulares (4%), eletroeletrônicos / vinhos/cervejas (3%) e presentes como livros e artigos culinários (1%). Além disso, 5% dos entrevistados ainda não decidiram o que comprarão.

O que os pais querem ganhar de presente

Entre os entrevistados que pretendem presentear alguém, 48% também são pais e compartilharam suas preferências de presentes. Nesse grupo, 22% preferem artigos de perfumaria; 16% vestuário; 14% calçados; 11% relógios/joias; 10% celulares; 9% almoço/jantar; 7% eletroeletrônicos; 4% ferramentas; 3% carteiras; 2% artigos esportivos e produtos de beleza.

Quanto pretendem gastar

Em relação a quanto pretendem gastar, 44% disseram que vão gastar de R$101 a 200; 33% vão gastar até R$100,00; 14% de R$ 201,00 a 300,00; 4% de R$301,00 a 500,00; 3% de R$ 501,00 a 1.000,00 e 2% vão gastar acima de R$1.000,00.

Formas de pagamentos

A pesquisa também revelou as formas de pagamento preferidas pelos consumidores. O parcelamento no cartão de crédito é a opção mais escolhida, com 29% das respostas, seguido por pix (21%), dinheiro (20%), cartão de débito (19%), parcelamento no cartão de débito (6%), crédito à vista (4%) e crediário da loja (1%).

Fatores que influenciam na escolha do local de compra

Quanto aos fatores que influenciam a escolha do local de compra, o preço foi apontado por 20% dos entrevistados, seguido pela qualidade dos produtos (14%), promoções e descontos (13%), atendimento (13%), variedade dos produtos e marcas (12%), comodidade (9%), localização (8%), facilidade de pagamento (6%), estacionamento (4%) e marcas (1%).

Onde pretendem comprar

Os shoppings centers foram apontados como o local preferido da maioria dos entrevistados (45%), seguidos pelo Centro da Cidade (23%) e comércio de bairro (12%). Outras opções incluem compras pela internet / e-commerce (8%), mídias sociais (7%) e supermercados (5%).

Metodologia

A pesquisa foi realizada através do Google Formulários, por meio de aplicativo de mensagens instantâneas e entrevistas pessoais, no período de 10 a 21 de julho, com uma amostra de 1.892 questionários respondidos por homens e mulheres maiores de 18 anos da zona urbana de Manaus.