03.03.2023

CDL Manaus capacita seus colaboradores em curso de Método de Análise e Solução de Problemas

Do dia 23 a 27 de janeiro, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) realizou por meio da Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV) o curso de Método de Análise e Solução de Problemas (MASP), no auditório da entidade. A capacitação foi direcionada aos gestores e assistentes dos departamentos de Recursos Humanos, Financeiro, Compras e Manutenção, Certificado Digital, Qualidade, Comunicação e Marketing, Tecnologia da Informação e Administração Comercial.

A iniciativa partiu do supervisor da Qualidade, Rangel Santos, que identificou a necessidade de melhorias visando ações de controle e correção. De acordo com ele, a demanda surgiu em função do processo estruturado adotado pela CDL Manaus, que prevê entradas, execução das atividades e saídas previstas. “Para garantir que as saídas sejam entregues, é necessário tratar todas as não conformidades apresentadas, determinando as causas e implementando todas as ações necessárias para controlá-las e corrigi-las”, explicou.

Rangel enfatizou que o objetivo do curso foi capacitar os colaboradores da CDL Manaus para identificar problemas e não conformidades, utilizando a metodologia MASP e ferramentas básicas da Qualidade. Dessa forma, o processo de análise e solução de problemas seria facilitado, permitindo uma tomada de decisão mais eficiente e a aplicação da melhoria contínua nos processos da empresa.

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e praticar a aplicação de ferramentas essenciais para a gestão de processos organizacionais. Entre elas, destacam-se a criação de um Diagrama de Pareto, um Diagrama de Ishikawa e um plano de ação 5W2H. O instrutor do curso, Luiz Felipe, enfatizou que essa metodologia permite que os gestores desempenhem suas atividades com maior precisão e eficácia.

“Aprendizado adquirido durante o curso permite que os gestores analisem os indicadores do mercado e melhorem o desempenho dos processos organizacionais, aumentando significativamente as chances de sucesso do negócio. Além disso, a utilização dessas ferramentas possibilita a resolução de problemas relacionados à equipe ou às demandas dos setores.”, disse.

Após a conclusão do curso, os participantes foram agraciados com um certificado emitido pela UTV, que comprova a sua aptidão e habilidade no uso das técnicas adquiridas ao longo do evento.