Not?cias

07.02.2023

Pesquisa da CDL Manaus aponta crescimento de 3,5% nas vendas de produtos e serviços em relação ao Carnaval

Compartilhe: WhatsApp

Após três anos sem a realização da tradicional festa de Carnaval, em virtude da pandemia de Covid-19, 2023 marca o retorno da maior festa popular do Brasil que expressa a imensa diversidade cultural do país, com boas expectativas.

Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), a previsão é que haja um crescimento de 3,5% nas vendas de produtos e serviços em comparação ao ano de 2019. A expectativa é que o volume de vendas do varejo no Carnaval resulte em uma receita bruta de R$ 48 milhões, com um ticket médio esperado de aproximadamente R$ 220,00.

 

O estudo ouviu pessoas cuja maioria era composta pelo sexo feminino (57%), sendo a maior parte formada por pessoas com faixa etária entre 30 a 39 anos (32%), 25 a 29 anos (24%), 18 a 24 anos (21%), 40 a 49 anos (14%) e de 50 ou mais (9%).

A apuração identificou o tipo de festividade que os foliões pretendem participar, considerando o tipo de evento, os mais mencionados são bloco de rua (37%), festas e bailes empatados com de desfiles de escolas (26%), a os que não irão querer participar de nenhuma (24%), os que não sabem (6%) e os que participarão de trio elétrico e outros (1%).

 

Os produtos mais mencionados, em relação à intenção de compra neste carnaval, são cerveja chopp (48%), comidas/lanches (47%), sucos, água ou energético (46%), refrigerante (41%), itens para churrasco (40%), petiscos, salgadinhos (38%), protetor solar (33%), vinho, vodka e cachaça (32%), biscoitos  guloseimas (30%), fantasias (29%), roupas e calçados (27%), acessórios (22%), maquiagem (17%), preservativos (16%), repelente (15%), jogos brinquedo (12%), não sabem (8%), celulares (7%), ar-condicionado/ventilador (5%) e TV e outros (1%).

 

Tendo em vista os serviços que os consumidores pretendem contratar ou adquirir no período, os mais comuns são (41%) bares e restaurantes, (35%) transporte, (22%) ingressos para festas, (18%) hospedagens, (17%) serviços de beleza, (15%) aluguel por temporada, (15%) não lembram/não sabem, (13%) passagens de avião ou ônibus, (10%) revisão/manutenção de carro, (9%) entradas para trio elétricos/confecção de abada, (9%) ingressos para parques, (7%) agência de viagens, (5%) alerta de fraudes de documentos e (3%) outros.

 

A disposição de consumo antes e durante as festas mostra que (46%) pretendem gastar até R$ 300 reais, (32%) de R$ 301 a R$ 600, (17%) de R$ 601 a R$ 1.000 e (5%) acima de R$ 1.000.A maioria pretende realizar o pagamento do seu consumo no carnaval por meio de pix (51%), (49%) dinheiro, (42%) cartão de débito, (25%) cartão de crédito parcelado e (22%) no cartão de crédito à vista.

 

Considerando os locais em que os foliões pretendem fazer suas compras, os mais mencionados são o centro da cidade (52%), supermercados (48%), shopping centers (32%), lojas de bairro (29%) e internet ou lojas virtuais (18%).

Atentando aos lugares mais procurados para aproveitar a folia, (48%) pretendem passar o carnaval na cidade, (30%) em casa, (10%) em retiros e acampamentos, (9%) pretendem viajar para outra cidade, (2%) outros e (1%) não sabem.

 

 A pesquisa foi realizada via Google Formulários aplicado através de aplicativos de mensagens instantâneas e entrevistas pessoais, no período de 09 a 13 de janeiro de 2023. Abrangendo, um universo de 2.156 questionários entre homens e mulheres maiores de 18 anos da zona urbana de Manaus.

 

Preparação

A folia do Carnaval acontece esse ano nos dias 20 e 21 de fevereiro. O empresário Ruy Valente, proprietário do Magazine Vieiralves, garantiu que há uma super expectativa, acreditando que esse será um dos maiores carnavais da história.

 

“Desde o final da pandemia, se é que podemos assim falar, vimos uma grande motivação da população, de modo geral, comemoras as festas, comemorar a vida, vimos isso no último Halloween e Natal. Acreditamos que o carnaval não será diferente. Estamos preparados e otimistas para contribuir para os nossos clientes fazerem o melhor e maior evento”, afirmou.

Tendo em vista que será o primeiro ano que o evento será flexibilizado sem as regras sanitárias, ele acredita que o faturamento deve dobrar.  “Apesar dos preços das mercadorias terem sofrido grandes reajustes desde a pausa das atividades, esperamos um crescimento de 740% a 100% em comparação a 2020.

 

Segundo o diretor de Operações da Tropical Multiloja, Erick Bandeira, o qual comenta que a empresa acumula mais de 40 anos de trabalho com o segmento de carnaval diz que durante esses anos o segmento na empresa mudou devido as necessidades que iram surgindo por parte dos foliões.

“O carnaval é uma data importante para a gente, o mix é bem amplo de maquiagens especificas, acessórios para a cabeça, pro corpo, fantasias, o folião o brincante e o carnavalesco encontram o que precisam nessa época”.

 

Quatro meses antes do mês da festividade, ou seja, ainda no ano anterior começam as preparações, assim como em qualquer data sazonal devido a logística e tempo de entrega.

“Com até quatro meses de antecedência começamos a falar de carnaval e liberamos alguns pedidos, executar orçamentos e definir campanhas de marketing. Então em 60 dias começamos a montar as lojas e anuncia com 45 dias antes do carnaval. A antecipação é necessária para que a gente consiga atender os anseios dos clientes e as demandas de mercado”.

Quanto as expectativas, Erick comenta que são as melhores possíveis.

 

“Em 2023 vai ser o ano de retomada do carnaval, acreditamos que vai ser uma época muito boa, trabalharemos com um saldo do estoque do ano passado e claro, uma grande renovação de mix com mercadorias modernas e acessíveis, algo que vai despertar o interesse dos nossos clientes. Acreditamos que teremos o melhor carnaval dos últimos dez anos”, concluiu.

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015