07.02.2023

General de Divisão Carlos André Leite assume comando da 12 Região Militar

O General de Divisão Carlos André Alcântara Leite recebeu no final da tarde do dia 10/01 o comando da 12ª Região Militar (12ª RM), Região Mendonça Furtado. A transição ocorreu durante solenidade presidida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan. O General de Divisão Omar Zendim, ex-comandante da 12ª RM, transmitiu o cargo durante formatura no pátio do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).

A solenidade iniciou com a inauguração do retrato do General Omar, na galeria dos ex-comandantes, no Salão Histórico da 12ª RM. O General Leite conduziu o ato de inauguração do retrato e durante o evento agradeceu ao Comandante do Exército e ao General Furlan por receber a missão e oportunidade de comandar a 12ª RM. “Será um grande desafio, principalmente assumir o comando da 12ª Região Militar após a dedicação e trabalho de experiência de um Oficial General que mais tem vivência na Amazônia Brasileira, mas temos um apoio de excelentes militares que irão me auxiliar e apoiar neste desafio”, completou General Leite.

Antes da inauguração do retrato, o General Furlan comentou que esta é uma solenidade que mais aprecia nas cerimônias militares. Seguindo a tradição, o Comandante Militar da Amazônia, convidou a família do General Omar para eles realizarem o descerramento do retrato. Após a solenidade, os convidados e familiares prestigiaram a formatura que marca a passagem do comando.

Na formatura, o General Omar discursou agradecendo ao Exército Brasileiro e ao General Furlan pela confiança e oportunidade de comandar a 12ª RM. “O sentimento é de missão cumprida. Hoje encerro mais um ciclo da Amazônia e sou eternamente grato por todo aprendizado, oportunidades e realizações”, destacou.

Ainda na fala, o General Omar apresentou um balanço de atividades concluídas durante a gestão da 12ª Região Militar.

Na referência elogiosa, o General Furlan destacou o serviço e dedicação do General Omar durante o comando de 1 ano e 4 meses da 12ª RM. “Soldado extraordinário, um Comandante que vai deixar saudades e um amigo que por hora deixará nosso convívio. Pude testemunhar com que vontade comandou com vontade a 12ª Região Militar, a impressão que desejou e perseguiu o sucesso da logística na Amazônia com toda força e resultou em uma verdadeira revolução em termos de métodos, agilidade, precisão, resultados e pontualidade”, destacou o General Furlan.

A cerimônia de passagem de comando foi realizado no Forte Mendonça Furtado, da 12ª Região Militar e contou com a presença do presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, General Poty, General Antônio Polsin, General Andrelúcio Couto, comandante do CIGS, Coronel Fábio Lustosa, procurador de Justiça Militar, José Luiz Pereira, secretário de Saúde, Anoar Samad; O ouvidor do TRT da 11ª Região desembargador David Alves de Mello Junior; vice-presidente da CDL Humaitá, coronel Danilo Mitre, presidente da ADEMI-AM, Albano Máximo, diretor executivo-geral do grupo Chibatão, Jhony Fidelis entre outras personalidades.