07.02.2023

FCDL-AM, CDL Manaus e CDL Jovem prestigiam posse do secretário da Sedecti, Pauderney Avelino

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion Manoa, acompanhado do vice-presidente da CDL Manaus, Hamilton representando a Entidade, participou, na manhã do dia 23 de janeiro, de uma solenidade em que o ex-deputado federal, Pauderney Avelino, tomou posse oficialmente como novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). A cerimônia foi realizada na sede do governo do Estado do Amazonas, na zona Oeste da capital amazonense.

Ao tomar posse, o titular agradeceu a confiança depositada, e reafirmou o compromisso de defender o modelo da Zona Franca de Manaus e desenvolvimento econômico de todo o Estado. O secretário em seu discurso saudou a presença de todos, parabenizou o governador, Wilson Lima pela vitória nas eleições e desejou muito sucesso. Agradeceu pela lembrança de seu nome para gerir essa pasta, assim, quer dar continuidade ao trabalho já iniciado. Disse que o Amazonas precisa de uma matriz econômica ou ampliar a que já existe, e irá defender com toda força os interesses da Zona Franca, inclusive à reforma tributária que é um mal necessário. “Ressalto a importância da Zona Franca de Manaus e assumo o compromisso de seguir defendendo as matrizes econômicas importantes para o desenvolvimento da região”, disse.

Ainda segundo o secretário, “Por isso, com a mesma forma pela qual defendi os interesses do Amazonas no parlamento, quero aqui me comprometer: o que conquistamos, até aqui, é inegociável e vamos lutar para manter! A indústria instalada precisa de garantias jurídicas e previsibilidade para continuar o planejamento de investimentos e de diversificação da produção”, completou.

Governador Wilson Lima

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), ao empossar Pauderney Avelino como secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), disse que a equipe do governo está atenta e fortalecida para defender os interesses do estado, principalmente quanto à manutenção e competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM).

De acordo com o governador, Avelino assume com a missão de garantir o pleno funcionamento do modelo e buscar novas matrizes para o estado.

“O secretário se junta a esse grupo formado pela Secretaria de Fazenda, de técnicos que há muito tempo acompanham essas discussões e de outros economistas do estado do Amazonas, que têm uma experiência e um entendimento sobre qual caminho seguir para que a gente tenha uma reforma tributária. Nós concordamos que o Brasil tem que ter uma reforma tributária que não comprometa os modelos de desenvolvimento regional, econômico, como é o caso da Zona Franca.

Participaram do encontro o prefeito de Manaus, David Almeida; o senador Plínio Valério, senador Omar Aziz; conselheiro do Tribunal de Contas, Luís Fabian Barbosa; o presidente da Federação das Indústrias do Amazonas, (Fieam), Antônio Silva; presidente e da Assembleia Legislativa do Estado, (Aleam), Roberto Cidade; entre outras personalidades.