07.02.2023

CDL Manaus recebe visita do vice-presidente TRF1, Desembargador Federal Marcos Augusto

Os presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion, e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, receberam no dia 2 de janeiro, na sede da entidade, o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, o empresário Aristarco Neto e o advogado, Matheus Luniére, para uma visita de cortesia.

Também esteve presente na reunião o superintendente da CDL, Manuel Joaquim de Oliveira. Entre os assuntos discutidos na reunião estava o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo governo do Amazonas, que causou preocupação quanto ao impacto na economia local, pois aumentará o valor final dos produtos comercializados.

Também foi pauta o turismo internacional, onde discutiram sugestões do que pode ser feito para explorar a floresta e as áreas de preservação, que o deputado federal Marcelo Ramos conseguiu mudar as leis.

O presidente, Ralph Assayag sugeriu que, assim como outros lugares com paisagens exóticas, o Amazonas poderia explorar sua floresta para atrair turistas. “Lugares como o Alasca, onde é só gelo, mesmo assim, vi fazerem turismo, e em grandes proporções, até com aviões fretados. Assim como eles postam a paisagem gelada, poderíamos também mostrar nossa floresta que é exuberante”, exemplificou Assayag.

Outro assunto abordado na reunião foi a falta de portos adequados para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias no Amazonas, mesmo tendo os rios como principais vias de transporte. "Mesmo sendo os rios as nossas estradas, a população se ressente de locais adequados para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias", complementou Ralph.

Também foi mencionada a ineficiência da internet na região e foi exibido um vídeo institucional mostrando os produtos e serviços disponíveis para os associados da entidade. Por fim, é importante destacar que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, onde o desembargador Marcos Augusto é vice-presidente, tem jurisdição sobre metade dos estados brasileiros e do Distrito Federal e é responsável por julgar processos iniciados pela população que vive em mais de 80% do território nacional.