Not?cias

03.03.2023

Grupo TV Lar comemora seu aniversário de 59 anos com missa em ação de graças

Compartilhe: WhatsApp

O Hermanitos é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2019 no momento em que Manaus recebia um grande número de venezuelanos, que tiveram que abandonar seu país por conta da fome e do desemprego, causados pela maior crise política, econômica e social de sua história.

Em 2018, chegaram os primeiros venezuelanos, os indígenas Warao, cuja presença na cidade era facilmente reconhecida, as mulheres pelas roupas coloridas nos semáforos. Neste momento, houve uma resposta muito rápida por parte do governo e da prefeitura, dando assistência a esse público, porém, alguns deles retornaram para a Venezuela, outros seguiram para Santarém (PA) e somente um pequeno número continuou aqui. Nesse mesmo ano, Manaus passou a receber um grande  número de imigrantes não indígenas, que chegavam em Boa Vista e de lá seguiam para Manaus por meio da estrada que liga as duas cidades.

Foi quando os fundadores,  o engenheiro Túlio Silva, a contadora Patrícia Pilatti e o pedagogo Anderson Mattos,  ficaram sensibilizados com as pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas, muitas vezes em grupos familiares, que ofereciam sua força de trabalho, utilizando placas de papelão, pelas esquinas da cidade.


Geralmente os projetos são feitos para implementar negócios e ganhar dinheiro, no caso dos Hermanitos, que é uma organização sem fins lucrativos, foi diferente. Os três fundadores, pessoas com sensibilidade e humanismo entenderam que se tornara preciso e era possível fazer algo pelos venezuelanos, nossos irmãos na humanidade, “Nós já nos conhecíamos, já vínhamos realizando ações assistenciais, filantrópicas e de trabalhos com pessoas em situação de rua, mas aquelas pessoas em situação de extrema vulnerabilidade nos tocaram profundamente o coração”, disse Anderson.

 

Fundação  
No início, Túlio e Patrícia começaram a visitar alguns abrigos levando alimentos, roupas e remédios, que entendiam contribuir para mitigar a situação dos venezuelanos. E, conversando com essas pessoas, ouvindo suas histórias, perguntando de que maneira poderiam ajudar, a resposta era sempre a mesma, queriam trabalhar, por isso Túlio passou a fazer currículo de alguns profissionais, ao mesmo tempo que passou a buscar vagas para que eles pudessem conseguir trabalho.

 

Em uma dessas visitas a um abrigo, Túlio se deparou com Angel Luiz, engenheiro, que tinha o perfil para uma vaga que estava em aberto na empresa onde era diretor. "Convidei-o para fazer uma entrevista e depois um teste, identifiquei seu perfil, reconheci sua capacidade e vi que poderia agregar muito à empresa” conta Túlio, que o apresentou à equipe, mas, de imediato todos ficaram apreensivos por ser uma pessoa que não falava o português, porém, preenchia todos os requisitos para o cargo. Foi então que resolveram fazer uma experiência de um mês e deram uma oportunidade para Angel. “Em 15 dias a equipe foi me procurar citando a qualidade de do entrevistado como um excelente profissional,  sendo ele um talento e que não podíamos perde-lo, e assim ele foi contratado", completa Túlio.

 

“Em 2019 nós nos constituímos como uma Associação, assim foi possível nos organizar e potencializar nossas ações, ter acesso a projetos, programas e também cumprir nosso papel enquanto cidadãos, ter uma maior alcance e beneficiar mais irmãos venezuelanos”, disse Patrícia Pilatti.  “O nosso objetivo desde o início foi fazer com que as pessoas pudessem construir sua autonomia, entendendo que por meio do trabalho seria possível recomeçarem suas vidas com dignidade e contribuir para o desenvolvimento do nosso país, completa Pilatti.

 

É interessante dizer que o Hermanitos iniciou com recursos próprios, dos fundadores e voluntários. “Foi quando alugamos uma casa no Parque 10 para que pudéssemos realizar nossas atividades: a elaboração de currículos, a captação de vagas, o acompanhamento dos profissionais para o mercado de trabalho, todas essas ações voltadas à questão da empregabilidade. Também iniciamos a oferta de cursos de qualificação, entendendo que quanto melhor preparados, mais oportunidades teriam esses profissionais de conseguir acessar as vagas no mercado de trabalho. Outro foco foi o apoio aos imigrantes que já empreendiam na Venezuela ou que começaram a empreender por força da necessidade para sobreviver aqui em Manaus, alguns começaram a trabalhar com na área de alimentação e estética, apontando caminhos para a geração de renda.


O Hermanitos em 2022, iniciou um projeto de Empreendedorismo e Empoderamento Feminino chamado Mujeres Fuertes, que já beneficiou 100 mulheres. Agora estamos levando essa mesma proposta para Boa Vista, iniciando esse trabalho naquela cidade. Atualmente, o Hermanitos tem como principais parceiros o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a Fundação Panamericana para o Desenvolvimento (PADF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

 

Em sua maioria, desde 2019, os imigrantes são de origem venezuelana,  e ao chegarem ao Brasil, sentiam-se desamparados, visto que tudo era diferente, idioma, costumes, cultura e até o aprendizado, mas Anderson, Túlio e Patrícia, que já praticavam ajuda comunitária, passaram a incrementar sua atenção aos recém-chegados, oferecendo as possibilidades de adaptação aos fatores sociais, como regularização de documentos e inserção no mercado de trabalho, foi quando Anderson Mattos, coordenador de projetos do Hermanitos, firmou junto à UTV, um segmento educacional da CDL Manaus, uma parceria para utilizar as ferramentas disponibilizadas e hoje diz que “a parceria com a CDL Manaus tem sido muito importante, principalmente na área de qualificação, pois os cursos, palestras, workshops realizados, puderam ser adaptados à realidade do nosso público”.

 Mattos diz que um dos cursos que mais chamou a atenção dos profissionais venezuelanos foi o curso de língua portuguesa, pois uma cultura diferente e um outro idioma, dificultam a adaptação e integração ao meio social e trabalhista. A CDL Manaus tem contribuído muito nesse sentido, com oferta de cursos de qualidade, que facilitam a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.  Temos um banco de talentos com mais de 3.000 profissionais dos quais são, engenheiros, administradores, advogados, professores, médicos, e outros com experiências na área de comércio, indústria, hotelaria, alimentação só aguardando uma oportunidade de trabalho.

 

Por meio do nosso site www.hermanitos.org.br cadastramos currículos e recebemos vagas. “Um profissional venezuelano pode enriquecer muito a empresa com sua mão de obra, tornando o ambiente multicultural, levando em sua bagagem muita coragem, capacidade e talento.” Finaliza Mattos.

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015