Not?cias

03.03.2023

Sefaz realizara palestras e capacitação à população de Tabatinga

Compartilhe: WhatsApp

A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) inicia, neste mês de março, pelo município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), o projeto “Sefaz em ação”. Durante quatro dias, no período de 6 a 9 de março, uma equipe da Secretaria irá se deslocar ao município a fim de realizar palestras gratuitas para a população local e promover a capacitação dos servidores e colaboradores lotados nas agências e postos fiscais.

 

O projeto foi formatado tendo por base manifestações que chegaram até a Secretaria por meio dos canais de comunicação da Ouvidoria Fazendária (OUVFAZ).

 

“Há cerca de um ano e meio foi instituída a Ouvidoria com o intuito de oferecer para a sociedade meios mais eficientes de registrar reclamações, sugestões, elogios aos setores, funcionários e serviços fazendários ou pedidos de esclarecimento. Ao longo desse período, identificamos os principais pontos de dúvidas dos moradores do interior do Amazonas, e elaborou-se um cronograma de ações para auxiliar na qualificação dessas pessoas”, relatou Ellen Costa, chefe da Ouvidoria da Sefaz-AM.

 

O secretário de Estado da Fazenda, Alex Del Giglio, destacou que o projeto inicia por Tabatinga e que se estenderá por mais 17 municípios para disseminar o conhecimento com foco no combate à sonegação e na regularização.

 

“Em março, o projeto ‘Sefaz em ação’ estará em Tabatinga. Posteriormente, em datas que serão divulgadas com antecedência, chegará a Boca do Acre, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Coari, Humaitá, Lábrea, Parintins, Maués, Manicoré, Itacoatiara, Apuí, Carauari, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manacapuru e Novo Aripuanã. O fisco atuará, principalmente, no aspecto educacional. O Governo do Estado pretende instruir o cidadão para que a sociedade não sofra com as ações irregulares”, antecipa Alex Del Giglio.

 

Capacitação e seminário

No município de Tabatinga, situado na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru, a equipe da Sefaz, composta por servidores do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), da Gerência de Arrecadação das Unidades Descentralizadas (Gard) e da OUVFAZ irão capacitar os funcionários da Secretaria de Fazenda que atuam nas agências e postos fiscais.

 

Está prevista a realização de um seminário com palestras para contadores, empresários e estudantes. Dentre os temas abordados se destacam a Educação Fiscal e Cidadania, o Empreendedorismo e Campanha da Nota Fiscal Amazonense (NFA).

 

“A função institucional dos impostos será enfatizada a fim de que a população entenda o objetivo desse pagamento. O fornecimento de serviços públicos em quantidade e em qualidade depende da arrecadação. A sonegação deve ser combatida por todos porque traz danos para a coletividade”, assinala o auditor fiscal Augusto Bernardo Cecílio, coordenador do NEF e da NFA.

 

Augusto Bernardo destaca que, no Amazonas, os contribuintes que solicitam a nota fiscal eletrônica com CPF podem receber prêmios. “Mais de 490 mil pessoas cadastraram o CPF para participar da NFA e concorrer a prêmios. Embora as empresas dos 62 municípios do estado estejam aptas a participar da campanha, muitos são os moradores que não concorrem por desconhecimento. Iremos esclarecer essas questões para os habitantes destas localidades”.

 

Empreendedores

A Sefaz aponta que, por desconhecimento da legislação tributária e das regras de desembaraço de mercadorias, muitas empresas do interior do estado ficam com restrições que impactam negativamente nas atividades comerciais. O mesmo ocorre com microempreendedores e profissionais autônomos, que às vezes não fecham negócios porque não sabem como legalizar as operações de venda.

 

O chefe da Gard, Joel Brito, esclarece que a Secretaria pretende equacionar a questão por meio da capacitação intensiva não só em Tabatinga, mas também em Benjamin Constant.

 

“Nesta visita à área da tríplice fronteira, que é de difícil acesso, iremos aproveitar a oportunidade para instruir artesãos e produtores rurais sobre a emissão de nota fiscal eletrônica avulsa, formalização de empresas, regularização de pendências e empreendedorismo. Os participantes poderão tirar todas as dúvidas sem custo algum”, enfatizou Joel.

 

O gerente de Arrecadação das Unidades Descentralizadas acredita que este trabalho se reverterá em ganho direto para o Estado no futuro.

 

“Com a orientação correta, empresas que atualmente funcionam na clandestinidade podem se regularizar por meio da abertura legal em todas as esferas de poder. O cumprimento das obrigações beneficia os municípios, o Estado do Amazonas e a União por meio do recolhimento regular dos impostos”, pontuou o servidor.

 

O projeto Sefaz em ação é desenvolvido em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM) e o Instituto do Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

 

 

 

Ciclo de palestras Sefaz em Ação 
Data: 08/03/2023
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório UEA em Tabatinga 
Carga Horária: 2h


Conteúdo Programático:  
Campanha da Nota Fiscal Amazonense (NFA);
Educação Fiscal & Cidadania;
Empreendedorismo e Nota Fiscal Avulsa; e
Bate-papo com a Ouvidoria Fazendária: Canais de Atendimento

Instrutores: Ellen Patricia Nogueira da Costa / Joel  Brito Moura  / Augusto Bernardo Sampaio Cecílio

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais