03.03.2023

Diretora da FCDL-AM, Roberta Veras, é a primeira entrevistada do projeto "Mulheres que Constroem o Varejo 2023" no podcast Varejo S.A.

Em entrevista às apresentadoras Fernanda Peregrino e Lúcia Leijoto, Veras compartilha sua trajetória como empreendedora e discute os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho.

O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, seja por necessidade ou pelo desejo de alcançar realizações profissionais. A fim de compreender melhor quem são essas mulheres empreendedoras, a diretora da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Roberta Veras, foi convidada para ser a primeira entrevistada do projeto Mulheres que Constroem o Varejo 2023, no podcast Varejo S.A, sediado no Centro Empresarial Norte em Brasília.

A entrevista foi conduzida pelas apresentadoras do programa de rádio, Fernanda Peregrino e Lúcia Leijoto, abordou o tema: "Empreendedoras que Fazem a Diferença". O episódio será transmitido em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher

A temática faz parte do projeto "Mulheres que Constroem", idealizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com o intuito de promover o desenvolvimento das mulheres empreendedoras em todo o país, homenagear as mulheres e debater os principais desafios enfrentados por elas no mercado de trabalho.

Na ocasião, Roberta Veras compartilhou sua trajetória como empreendedora, que teve início quando ela ainda era uma criança vendendo bombons e bijuterias que sua mãe produzia, além de trabalhar na loja da família. "Eu contei minha história como empreendedora desde a infância, quando comecei a vender bombons e bijuterias para ganhar meu próprio dinheiro e comprar as coisas que queria, já que meu pai sempre me ensinou que eu deveria ter minha educação, casa, comida e roupa lavada e ainda ajudar na loja", relatou Roberta.

A consultora financeira também discutiu sobre a construção de sua carreira, dando dicas para alcançar o sucesso no empreendedorismo, como o uso adequado do conceito de empreendedorismo e ser protagonista de sua própria história.

"As mulheres precisam compreender seu papel como profissionais, mães e mulheres, se for o caso. É importante lembrar que não é necessário ser 100% em todos esses papéis e está tudo bem. É fundamental que cada mulher se concentre no que faz de melhor e se comprometa com isso. O problema surge quando as mulheres tentam provar para outras mulheres e para a sociedade que são capazes de fazer tudo. Ser uma mulher empoderada significa equilibrar todos os aspectos da vida de forma saudável, incluindo a separação do dinheiro pessoal e profissional."