Not?cias

03.03.2023

Desembargador Cezar Bandiera lança o livro "Leis de Organização Judiciária do Amazonas - Edição Histórica"

Compartilhe: WhatsApp

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, prestigiou, no dia 9 de fevereiro, o lançamento do livro intitulado "Leis de Organização Judiciária do Amazonas", de autoria do diretor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud/TJAM), desembargador Cezar Luiz Bandiera. A solenidade ocorreu no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do TJAM, no bairro Aleixo. O evento fez parte da programação de Abertura do Ano Letivo 2023 da Escola Judicial.

 

O livro é resultado de mais de duas décadas de estudos do autor e apresenta um apanhado cronológico, resultado de pesquisas profundas, análises e experiências. O tema aborda questões complexas e de interesse primordial para os operadores do sistema de Justiça. A pesquisa é de grande relevância para o funcionamento do Poder Judiciário, como elemento fundamental para a concretização da garantia constitucional ao pleno acesso à Justiça, elemento essencial para a manutenção da liberdade e da democracia.

 

A edição histórica conta com 1.343 páginas e apresentação do desembargador Flávio Pascarelli. - aborda, ainda, questões afeitas à estrutura extrajudicial do Estado do Amazonas, componente imprescindível à efetivação da cidadania e dos direitos fundamentais. Ademais da preservação dos textos legais estruturantes do Poder Judiciário do Amazonas, sua análise pode fornecer importantes informações sobre o crescimento institucional e sua evolução histórica, tanto no viés da prestação jurisdicional quanto da atuação dos serviços notariais e registrais.

 

“Essa obra é muito interessante, porque contém desde a primeira Lei de Organização Judiciária do Estado do Amazonas de 1893 até a atual, que é de 1997, com as suas diversas emendas. Ela é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, preserva a história do Poder Judiciário do Amazonas, que estava mais ou menos perdida, e foi resgatada pela obra. Em segundo lugar, dá uma visão histórica dos momentos políticos passados pelo País. E mostra como vem crescendo a instituição em paralelo com o crescimento da população, inclusive, com um quadro demonstrativo desses dados no livro”, comenta Cezar Bandiera.

 

Ele explica que a ideia do livro surgiu após precisar consultar uma lei de organização judiciária antiga e não a encontrar. "Então, pensei: por que não fazer uma coletânea de todas as nossas leis desde que foi instalado o Poder Judiciário do Amazonas?". A partir daí, o desembargador iniciou um grande trabalho de pesquisa para a localização desses normativos. "Contatei uma pessoa para lograr as leis e copiá-las, e, naquela época, não tinham essas facilidades que temos hoje de escaneamento. Depois de muita procura sem sucesso, falando com um servidor antigo e outro, procurando nas bibliotecas locais, na imprensa oficial, na Biblioteca do Supremo, nos Tribunais Superiores, que normalmente guardam todas as leis, localizei servidoras como a Ana Judite Prestes, conhecida como ‘Dona Judite’, que passou a me ajudar e foi muito importante nessa busca", contou o magistrado.

 

O livro é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, preserva a história do Poder Judiciário do Amazonas, que estava mais ou menos perdida, e foi resgatada pela obra. Em segundo lugar, dá uma visão histórica dos momentos políticos passados pelo país e mostra como vem crescendo a instituição em paralelo com o crescimento da população, inclusive com um quadro demonstrativo desses dados no livro.

 

 

 

 

Newsletter

Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015