03.03.2023

1° BIS comemora 108 anos de fundação e entrega Diploma "Amigo do 1° BIS" a personalidades

No dia 23 de fevereiro, o 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BISAmv) celebrou o seu 108º aniversário de fundação em uma cerimônia no quartel da corporação. Durante o evento, foram apresentados os pelotões que compõem a guarnição, incluindo os fuzileiros de selva, a 2ª companhia de fuzileiros de selva (antiga maldita antiguerrilha) e a 3ª companhia de guerrilheiros de selva. O comandante do 1º BIS, Tenente-Coronel Rui Rech, saudou os civis e militares presentes e destacou a importância da data, mencionando um pouco da história da corporação.

Diploma "Amigo do 1º BIS"

A solenidade contou com a entrega do Diploma "Amigo do 1º BIS" a personalidades civis e militares. Rech explicou que honraria é oferecido às pessoas que praticaram relevantes serviços ao exército e à sociedade ao longo de suas carreiras profissionais. O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Humaitá, Coronel Danilo Mitre, foi um dos agraciados com o Diploma "Amigo do 1º BIS". Ele explicou que o diploma é um reconhecimento do trabalho realizado no tempo de serviço militar e destacou que a participação das CDLs nas solenidades militares mostra a força da parceria entre os militares e a sociedade civil, em especial com a classe lojista. Também receberam o diploma o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins; o Coronel José Ramalho Vaz, o Comandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), Coronel de Infantaria Glauco Corbari Corrêa, além de outras personalidades. A cerimônia marcou mais um importante momento na história do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, que tem como objetivo primordial a defesa da Amazônia e a proteção da soberania nacional. A presença de civis e militares demonstra a importância da união entre esses dois setores em prol do país.

1º BIS

O 1º BIS (Amv) é uma Organização Militar de Infantaria capaz de operar em áreas de selva sob quaisquer condições meteorológicas, além de ser uma unidade de emprego peculiar em operações aeromóveis na selva. O Batalhão Amazonas é o único Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel do Exército Brasileiro com sua estrutura organizacional completa e é integrante da Força de Prontidão Lobo D'Almada do Comando Militar da Amazônia (CM