05.10.2022

Juiz Gildo Alves toma posse como presidente do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag participou da cerimônia de posse do juíz Gildo Alves como pesidente do Fonamec, que contou também com a presença de autoridades civis e da presidente em exercício do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo.

A solenidade ocorreu no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do TJAM, no Aleixo, zona Centro-Sul) e foi aberta pela presidente em exercício do TJAM e contou com a presença do presidente do Sistema Permanente de Mediação de Conflitos (Sispemec/TJAM), desembargador Délcio Luís Santos, dentre outros magistrados, representantes de instituições do Sistema de Justiça, servidores, operadores da área do Direito e representantes de entidades convidadas.

Trabalho incansável

Na abertura do evento, a presidente em exercício do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo cumprimentou o juiz Gildo Alves e o desembargador Délcio Luís, ressaltando que são incansáveis no trabalho de fortalecimento da mediação e da conciliação, e deu as boas-vindas aos desembargadores, juízes e servidores de TJs de todo o País que participam em Manaus, da reunião do Fonamec.

A cerimônia teve como objetivo dar posse ao juiz de Direito Gildo Alves de Carvalho Filho, titular da 8.ª Vara de Família da Comarca de Manaus e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) como presidente do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec) para o biênio 2022/2024.

Em seu discurso o juiz Gildo Alves enfatizou que a Política Nacional de Autocomposição é talvez a esperança que há, no momento, para gerar uma mudança de  postura e o fazer diferente. “Queremos suavizar a pressão existente no Sistema de Justiça, que enreda com litígios intermináveis, e oferecer uma outra oportunidade, outra possibilidade, um terceiro caminho, através do diálogo, da fala e da escuta, para encontrarmos soluções que gerem ganho para todos os interessados”, disse ele.

Sobre a posse como novo presidente do Fonamec, o magistrado do TJAM afirmou ser difícil traduzir os sentimentos. “Existem mais de 2 mil vocábulos no mundo, mas hoje fica difícil, para mim, transformar isso em palavras. Hoje temos aqui em Manaus todos os Tribunais do País reunidos para um grande reencontro, após a pandemia, e juntos caminharmos e remarmos para a transformação do relacionamento do Poder Judiciário com o jurisdicionado nessa política de autocomposição. É a nossa esperança de transformarmos em dias melhores para o usuário do sistema e para nós”, disse ele.

A posse de Gildo Alves contou também com a presença do desembargador Paulo Lima; do desembargador Cláudio Roessing; da defensora pública Carolina Araújo (representando a Defensoria Pública do Estado (DPE/AM); do juiz de Direito Luís Márcio Albuquerque, presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon); do juiz José Carlos Alves, membro do Conselho Consultivo do Fonamec; do coronel Anézio Brito, secretário-executivo de Segurança Pública do Amazonas, que estava representando o governador Wilson Lima; da advogada Omara Oliveira de Gusmão, secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM); do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) Ralph Assayag; do diretor-presidente do Procon Amazonas, Jalil Fraxe Campos; do prefeito de Manaquiri e presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Jair Souto; de representantes da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM), dentre outras autoridades.