05.10.2022

FCDL-AM e CDL Manaus participam de debate com Candidatos à Presidência da República

Os presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (Ralph Assayag) participaram na manhã do dia 30 de agosto do encontro de Diálogos com Candidatos à Presidência da República realizado pela União de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Participaram da ocasião os candidatos à presidência da república, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Soraya Thronicke, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Leonardo Severini, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (AFRAC), Paulo Eduardo Guimarães, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Geraldo Defalco e o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro além do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag e mais de 400 líderes empresariais de todo o Brasil.

O presidente do Instituto UNECS e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, destacou que, ao discutir as pautas prioritárias para o setor de Comércio e Serviços junto aos principais candidatos, o debate público é enriquecido com temas decisivos para o desenvolvimento do Brasil.

“Promovemos as ações junto às instituições públicas e privadas em prol do setor de Comércio e Serviços, sempre acreditando no diálogo republicano, no Estado de Direito, na firmeza das nossas instituições e na vontade popular, único caminho para garantir um país próspero, justo e livre”, disse José César da Costa, em seu discurso na abertura do evento.

Cada candidato teve 45 minutos para comentar assuntos relevantes para o setor, a partir de temas abordados pelos presidentes das oito entidades que compõem o Instituto UNECS. Os candidatos também receberam das entidades um documento com as principais demandas do setor de Comércio e Serviços.

José César da Costa explicou que as entidades reivindicam melhorias no ambiente de negócios, mais segurança pública, combate ao comércio ilegal e investimento na agenda ambiental, infraestrutura e logística. Os representantes do setor produtivo ainda falam da importância da digitalização e desburocratização do estado.

“O Instituto UNECS representa mais de 15% do PIB brasileiro. Juntas, nossas entidades são responsaÌveis por 65% das operações de creÌdito e deÌbito e pela geração de nove milhões de empregos diretos. A formatação, a capilaridade e o peso institucional do Instituto UNECS dão à entidade autoridade no que diz respeito à percepção dos problemas que emperram a economia e atravancam o Brasil”, disse o presidente da CNDL e do Instituto UNECS.

O diálogo foi transmitido ao vivo pelo canal Youtube da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, mas ainda pode ser assistido por quem perdeu o evento.