05.10.2022

Desembargador Lafayette Carneiro Júnior é Homenageado com a Medalha Ruy Araújo

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag participou no dia 18 de agosto de uma sessão especial realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para outorga da Medalha Ruy Araújo ao Desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Lafayette Carneiro Vieira Júnior

A comenda, que é a mais importante do Parlamento Estadual, foi estabelecida por meio da Resolução Legislativa nº 907/2022 e a homenagem teve a propositura do deputado estadual Álvaro Campelo (PV) e subscrita pelos demais deputados. Sendo a sessão presidida pelo deputado Serafim Corrêa (PSB).

Em seu discurso, o propositor da comenda disse ser um prazer inenarrável conceder ao homenageado essa honraria. É fácil, em razão do seu currículo robusto, diante da sua postura ética e de uma índole de não se conformar com as injustiças. Como pessoa, um ser humano afável, amigo, companheiro e de um coração enorme”, destacou Álvaro Campelo.

O chefe da Casa Civil, Flávio Antony, ressaltou a dedicação do desembargador no exercício da magistratura e ratificou o que representa a Medalha Ruy Araújo. ”É o reconhecimento da Casa do Povo a uma história de vida e de trabalho dedicada ao bem servir à sociedade, mais que isso, é o reconhecimento do povo para com o desembargador”, disse ele, reforçando ainda as palavras dos seus antecessores, de que o desembargador é merecedor da homenagem, destinada àquelas pessoas que atuam de maneira honrosa e se destacam no meio político, jurídico ou cultural, e demais segmentos da sociedade amazonense.

O defensor Público Geral do Estado, Ricardo Paiva, também prestigiou a cerimônia de entrega da Medalha Ruy Araújo. ”Considero a homenagem justa pois o desembargador Lafayette tem uma longa e exitosa caminhada no Tribunal de Justiça do Amazonas”, pontuou.

Lafayette

Em seu pronunciamento, o desembargador Lafayette falou da emoção e gratidão pela homenagem. “Subir nesta tribuna significa que os 33 anos dedicados à magistratura não foram em vão, pelo contrário, estão sendo conduzidos com dedicação e retidão”, disse, que complementou falando das dificuldades em carregar “sonhos de justiça” em um país com tantas desigualdades sociais, que ficam ainda mais visíveis em cada comarca do interior amazonense. “Sigo sonhando com um estado cada vez mais eficiente e com um Poder Judiciário ainda mais atuante e acessível”, declarou.

Prestigiaram da concorrida sessão solene, realizada no Plenário Ruy Araújo, a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Graça Figueiredo; o desembargador Délcio Luís dos Santos; o desembargador Wellington Araújo; a desembargadora Onilza Gerth; o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas, juiz de Direito Luis Márcio do Nascimento; o juiz de Direito da Comarca de Humaitá, Charles da Cruz; o procurador-Geral do Município de Manaus, Ivson Coelho e Silva; o chefe da Casa Civil do Estado, Flávio Cordeiro Antony, dentre outras autoridades, servidores e familiares do homenageado.

Trajetória

O Desembargador Lafayette Carneiro Júnior se formou em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e ingressou na Magistratura em 1989, por meio de concurso público.

Em 1991 foi elevado à categoria de juiz de direito de 1ª entrância; no ano seguinte foi promovido para o cargo de juiz de direito de 2ª entrância. Em 2013, pelo critério de antiguidade, foi promovido ao cargo de Desembargador do TJ-AM. Também atuou em Comarcas do interior e no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).