Not?cias

05.10.2022

De prestanista a empreendedor de sucesso: conheça a história do fundador do Chora pra Vender Fiado

Compartilhe: WhatsApp

O jornal O Lojista deste mês vai contar a história de Messias de Oliveira, fundador da rede de lojas Chora para Vender Fiado. Ele é filho de Manoel Rodrigues Gonçalves e Maria de Lourdes Oliveira, vive em uma união estável, pai de dois filhos, Moisés de Oliveira que hoje já está na sucessão dos negócios e Israel de Oliveira, de apenas 4 anos de idade.

 

Como surgiu a ideia

Ao chegar em no município de Coari, Messias de Oliveira começou trabalhando como prestamista, batendo de porta em porta oferecendo seus produtos de venda que eram de cama, mesa e banho, em sacolas ou em carrinhos de mão. De acordo com ele, era uma luta diária e sacrificada, como de todos os ambulantes, suas vendas eram a prazo como todos os que trabalham nesse ramo.

Com o tempo, ele conseguiu alugar um espaço para guardar e vender seus produtos. O espaço iniciou com o nome de “Lojão do Povo”, e o slogan, “Fiado todo dia”, porém, como não era aberto todo dia, e até hoje só funciona de segunda a sexta, isso podia dar um algum problema judicial, foi quando teve a ideia de mudar de nome, pensou em vários outros, aí surgiu a ideia de "Chora para vender Fiado". Segundo ele conta, no início, o nome de sua loja ocasionou uma espécie de deboche de algumas pessoas que diziam que logo iria fechar porque as pessoas não iam pagar, o que de fato aconteceu. Nesta época, era comum os lojistas que faziam vendas tradicionais usarem frases tais como: "Fiado só amanhã; fiado só para maiores de cem anos acompanhados dos avós", pois evitavam vender a prazo e o criticavam por vender fiado. “Com o passar do tempo, as pessoas começaram a pagar e já diziam, vamos lá no Chora, como slogan isso ficou muito forte, o que na verdade passou a dar suporte à uma espécie de publicidade feita pelas pessoas, que nem percebiam, as coisas foram melhorando, até que me estabilizei”, disse.

 

O início

Iniciei meus negócios como prestamista, vendendo de porta em porta, na cidade de Coari, juntamente com minha mãe, depois veio o meu filho, Moisés de Oliveira, que agora está à frente dos negócios. Depois de bastante tempo como prestamista consegui abrir uma portinha para continuar as vendas dos produtos, ou seja, roupas e calçados. O nome da loja era Lojão do Povo, mas como não abria todos os dias, passei a bolar outro nome, aí que veio a ideia e coloquei, “Chora para vender Fiado”. Como realmente as vendas eram fiadas, a inadimplência foi muito grande, recebia, porém, não dava para pagar os fornecedores, mas com muita perseverança, venci com a ajuda de Deus, e agora, contamos nas duas lojas, com 50 colaboradores e cinquenta mil clientes cadastrados, o abastecimento é feito através de um CD localizado em Manaus, abastecendo as duas lojas nos municípios do interior do estado”, contou Messias.

A loja Chora para Vender Fiado foi fundada no município de Coari, na rua Quinze de Novembro, Nº 218, Centro de Coari, no ano de 1998. "Iniciou com três colaboradores, hoje, depois de abrir mais uma loja, no município de Tefé, contamos com 30 colaboradores na loja de Coari e 20 na loja de Tefé, que fica localizada na rua Monteiro de Souza, Nº 228, Centro.

 

Dúvidas

A loja iniciou com três pessoas, ele, sua mãe, dona Maria de Lurdes e o filho Moisés. Quando vendia fiado, logo vendeu tudo, porém, a inadimplência foi inevitável, o que recebia não era suficiente para cobrir as despesas, "Eu sempre tive muita fé, e muita perseverança, foi uma luta grande, e com muita fé, mesmo com as vendas já aumentando, o recebimento, não era suficiente para pagar os fornecedores, nesse momento, realmente houve uma indecisão muito grande, mas aconselhado por minha mãe e pelos amigos, lojistas que diziam, posso te fornecer material, mas, neste momento, graças a Deus, as coisas começaram a melhorar e o que era vendido e recebido, já dava para pagar uma parte dos fornecedores, e comprar mais produtos", explicou Messias, que complementou dizendo que continuou insistindo, com o passar do tempo sua credibilidade no mercado foi aumentando, as dívidas antigas começaram a ser pagas e o capital de giro foi tomando força, o sonho foi se concretizando.

 

O sucesso

O empreendedor atribui o seu sucesso a sua persistência e é muito grato, primeiramente a Deus, depois a sua família e a sua equipe. “Contamos com colaboradores capacitados para dar um atendimento de excelência aos clientes, para isso, temos o apoio da CDL que sempre disponibiliza cursos, palestras, workshops, e o Sebrae que também oferece cursos aos lojistas.  Messias também relata que nunca teve apoio financeiro de bancos ou de outro órgão de governo, mas que sempre contou com incentivos de amigos, de pessoas que o incentivaram a continuar e não parar, pois era uma só uma questão de tempo para os clientes começarem a pagar. “Quando se tem fé em Deus, as coisas dão certo, e agradeço muito a Ele, ao meu trabalho e ajuda de minha mãe, e agora do meu filho Moisés. Para um negócio ter sucesso, temos que agir com honestidade, e mesmo no sufoco, não temos que agir de maneira irregular, no meu caso, sempre trabalhei assim, tive dificuldades sim, mas sempre honrei meus compromissos, por isso, as pessoas dão credibilidade e passam a lhe apoiar de todas as formas, e até os clientes passam a pagar mais regularmente. Na maioria das vezes o que se observa é que quando uma pessoa abre uma loja, passa a vender, pega o dinheiro e gasta, pensa que já é seu, não faz um planejamento, desse jeito não pode ir para frente, eu sempre tive a orientação de minha mãe, e segui com os pés no chão", pontuou.

 

Filial

Quando perguntado sobre a expansão de suas lojas, o empresário explicou que seu plano é abrir mais lojas no interior do estado. “Como exemplo tenho a loja fundada em Coari, através dela consegui abrir a segunda loja, essa no município de Tefé. Como lá não tem os incentivos fiscais, tanto estaduais quanto federais, passei a usar a central aqui em Manaus como um CD, e as duas lojas, a de Coari, e de Tefé, ficaram sendo as filiais, assim, faço as compras, levo para o CD em Manaus e distribuo para as filiais observando os incentivos, proporcionados pelo fisco, mas a minha intenção é abrir até final do ano, mais uma loja em Autazes”, disse ele, que destacou ainda que as duas lojas Chora para vender Fiado, contam com 30 mil clientes cadastrados em Coari e 20 mil clientes em Tefé.

 

 

 

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos