05.10.2022

CDL Manaus capacita mais de 36 pessoas no curso de Treinamento Básico Operacional

A Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV), setor educacional da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), realizou no período de 15 a 19 de agosto o curso de Treinamento Básico Operacional (TBO), para jovens e adultos venezuelanos, o curso foi realizado na unidade Centro.

O curso tem como finalidade habilitar os participantes com os conhecimentos básicos para atuarem na função de auxiliar de produção, auxiliar de montagem, operador de produção, montador e outras áreas operacionais.

A capacitação contou com a participação de mais 35 alunos, que aprenderam matemática básica, noções de metrologia, noções de desenho técnico e de qualidade. Os alunos também conheceram sobre segurança e saúde no trabalho, normas regulamentadoras, riscos ocupacionais, medidas de prevenção e controle de acidentes, equipamentos de proteção coletiva. Também foi abordado durante o curso noções de primeiros socorros, 5S, eletricidade eletrostática, noções de soldagem, componentes eletrônicos, leitura de componentes eletrônicos. Aparafusamento, processos de montagens, processos de embalagem, equipamentos de proteção individual e instrução de trabalho foram outros temas que fizeram parte do conteúdo programático

“O curso é uma grande oportunidade para eles, visto que, as empresas oferecem mais vagas para a parte de produção operacional, então essa é a primeira oportunidade para trabalharem nesse setor, tanto de produtos quanto de serviços, como é nesse setor que são oferecidos maior número de vagas, é a oportunidade de eles crescerem profissionalmente, e depois terem condições de fazer outros cursos e irem se aprimorando cada vez mais dentro da própria empresa, com isso, eles vão suprindo a exigência do seu setor de trabalho”, explicou o instrutor, o engenheiro de petróleo, pós-graduado em Engenharia Estrutural, Fabiano Moura.