08.07.2022

FCDL-AM e CDL Manaus levam comitiva da CNDL e SPC Brasil para conhecer o Festival Folclórico de Parintins

Com o objetivo de apresentar a cultura do município e fomentar a economia da cidade, os presidentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag convidaram a comitiva da CNDL e SPC Brasil para conhecer o 55° Festival Folclórico de Parintins, realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho.

A viagem do grupo iniciou com uma recepção no dia 23 na sede da CDL Manaus onde os anfitriões, Ezra Benzion e Ralph Assayag, recepcionaram os presidentes.

“É uma satisfação muito grande estar recebendo vocês, fizemos tudo com muito carinho, pensando em cada detalhe, checamos muitas vezes o voo de cada um para que todos pudessem estar aqui reunidos. Com isso acabamos nos conhecendo e construindo uma família”, disse Ralph Assayag.

O presidente da FCDL-AM, Ezra Benzion agradeceu os convidados por terem aceitado o convite e disse que o Festival será uma experiência marcante na vida deles.

“Eu tenho quase certeza que vocês viverão uma experiência única, a FCDL-AM e a CDL Manaus organizaram essa viagem com muito carinho”, disse.

Na Ilha Tupinambarana, a 369 km de distância de Manaus, o grupo conheceu a cultura e culinária do local, onde os pratos mais apreciados pelos turistas são: curimatã, jaraqui, pirarucu, tambaqui, tacacá além da gastronomia típica do Amazonas como o: x-caboquinho, bolo de macaxeira, cupuaçu e tapioca.

O presidente da CNDL, José César da Costa, acompanhado do presidente da FCDL-AM, aproveitou a oportunidade para conhecer a CDL do município de Parintins, onde conheceu as instalações da entidade presidida por Suzana Bulcão. Outro local visitado pelos presidentes foi a loja da varejista Bemol, inaugurada no dia 12 de maio deste ano na cidade do boi.

Durante o evento, o camarote preparado pelo FCDL-AM e CDL Manaus para os convidados recebeu a visita dos bois Caprichoso e Garantido, e de várias autoridades do Estado do Amazonas, como do secretário de Segurança Pública, General Carlos Alberto Mansur, coronel Alfredo Menezes, secretário de saúde, Anoar Samad e o governado do Estado do Amazonas, Wilson Lima que cumprimentou e conversou com os presidentes.

Espetáculo

As três noites de apresentação aconteceram no Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo.  O boi-bumbá Garantido abriu a primeira noite do 55° Festival Folclórico de Parintins, celebrando a diversidade dos povos indígenas. Depois foi a vez do boi-bumbá Caprichoso que fechou o espetáculo. Com o tema “Amazônia Nossa Luta em Poesia”, o bumbá azul e branco levou para a arena um manifesto em defesa da preservação.

Na segunda noite, foi a vez do Boi Caprichoso se apresentar primeiro. O touro negro desenvolveu o subtema “Amazônia-Aldeia: o brado do povo”, que faz parte da temática “Amazônia: Nossa luta em poesia”. O espetáculo retratou a pluralidade e resistência dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

O Boi Garantido fechou segunda noite do Festival, celebrando a negritude e o combate ao racismo. A diversidade cultural do Brasil também foi destacada pelo boi do coração na testa, na arena do Bumbódromo.

Caprichoso e Garantido encerram o 55º Festival Folclórico de Parintins no domingo (27). Depois de duas noites de apresentações, os bumbás voltam à Arena do Bumbódromo para finalizar a apresentação dos temas ‘Amazônia Nossa Luta em Poesia’, pelo lado azul, e ‘Amazônia do Povo Vermelho’, do lado encarnado

Encerramento

Ao retornar para Manaus, o grupo foi recepcionado com um brunch, na ocasião, os visitantes agradeceram a atenção e cuidados dos anfitriões e dos colaboradores da CDL Manaus.

“A primeira coisa que queremos fazer aqui é agradecer pelo belo exemplo de simplicidade, humildade de família queremos mostrar que estamos super orgulhosos de ter visto o espetáculo, o espetáculo da CDL, primeiro dos colaboradores que pensaram em todos os detalhes, chegamos aqui e estava cheiroso, visitamos as salas e todos se levantavam e abriam um sorriso, como quem dizia vocês são bem-vindos e obrigada por nos prestigiarem, nós que agradecemos. Então a vocês dois obrigada pelo exemplo por vocês viverem o que vocês fazem”, disse o diretor executivo do SPC Brasil, Roberto Alfeu.

O presidente da FCDL-AM, Ezra Benzion utilizou de um trecho da música do boi Caprichoso para externar a sua satisfação e de sua esposa, Amanda, em ter recebido a comitiva em Manaus.

“Meus amigos depois de tantos depoimentos, contando suas experiências, foi gratificante ver vocês entusiasmados para vim mesmo sem ter certeza do que iriam encontrar pela frente. Eu e Amanda só temos uma frase para descrever o que sentimos em ter cada um de vocês aqui: é um sentimento porreta bem maior que o planeta”.

O maior festival de todos os tempos, como foi intitulado, ganhou visibilidade entre os famosos que posaram durante os três dias em Parintins.

Campeão

Foram três noites de duelos entre os bumbás Caprichoso e Garantido. O campeão foi anunciado na segunda-feira (27), de acordo com a avaliação dos jurados que leva em conta os quesitos musicalidade, coreografia e produção artística, o Boi Caprichoso conquistou o seu 23º título no maior festival folclórico do Norte do Brasil, em Parintins, no Amazonas.

O Caprichoso levou para o Bumbódromo o tema “Amazônia, nossa luta em poesia”. Na arena, o azul e branco celebrou a arte do caboclo parintinense, que no contexto da temática transformou sonhos e lutas em poesia.