Not?cias

08.06.2022

São Pedro Casa e Construção: são 12 anos contribuindo com o desenvolvimento de Manaus

Compartilhe: WhatsApp

Eduardo André Santos de Oliveira, casado com a senhora Diane de Oliveira, pai de João Gabriel de Oliveira, e filho de João Helder de Oliveira e Iara Maria de Oliveira. 

Há dez anos, Eduardo trabalhava em uma empresa do segmento voltado para a construção civil, com seu conhecimento na praça, mantinha contato frequente com Francisco Eder de Oliveira Peixoto, dono da Granja São Pedro, que hoje é seu sócio e juntos são os fundadores do grupo São Pedro. Na ocasião, Francisco, conhecedor do mercado e ciente da intenção de Eduardo, fez uma proposta para trabalharem juntos e criarem uma empresa voltada para o comércio de material de construção, que tinha como local ideal, a Zona Norte, nas proximidades de Santa Etelvina e da Barreira. Nessa época, o bairro era totalmente desprovido de tudo, havia uma grande necessidade de empreendimentos de todos os segmentos, não tinha supermercados, farmácia, lojas de material de construção, posto de saúde, transporte, entre outros.

Visionário, ele viu que era a oportunidade que tanto esperava. “Instalamos a primeira loja, é bom frisar que o Chicão, como é conhecido, já tinha a granja dos ovos São Pedro, daí o nome São Pedro, mas iniciou com o nome São Pedro Ferragens, trocado depois para São Pedro Casa e Construção porque era uma loja mais abrangente. No início, éramos focados mais no material básico, depois é que fomos introduzidos outros materiais como piso, revestimento, acabamento, louças e outros materiais. Na verdade, o grande idealizador do projeto foi Francisco Helder, que fez a proposta, aí instalamos as lojas e até hoje estamos trabalhando juntos”, explicou.

Ao ser inaugurada, a Loja São Pedro iniciou com 11 colaboradores, hoje, devido ao aumento da demanda e expansão das lojas, incluindo as atividades voltadas para a construção civil, o empreendimento emprega cerca de 300 pessoas diretamente e 100 indiretamente. Além das lojas, dentro do grupo, há uma indústria que se chama GSP Metais, ela faz parte do grupo São Pedro, e quando se fala do grupo São Pedro, incluindo as lojas, esse número passa para 1.200 colaboradores com carteira assinada.

 

Indecisão

Os empresários sempre foram otimistas, “acredito que eu e o Chicão não tivemos essa preocupação, dúvida e clareza porque sabemos até onde queremos chegar, ele é um empreendedor consciente, e quando há uma dúvida, nós sentamos, conversamos e tudo volta ao normal”, relatou. O empresário relata que eles sempre buscam uma resposta positiva para as adversidades que surgem no dia a dia, sempre acreditando que vai dar certo e confiando na capacidade de seus colaboradores.

 

O sucesso de uma empresa depende muito da capacidade dos colaboradores, por isso, Eduardo diz que o grande diferencial, são os investimentos em treinamentos, palestras e consultorias que vêm de fora para auxiliar e esclarecer que isso é tocado em equipe, caso contrário, as coisas ficam difíceis.

 

Base

Oliveira não vê uma base mais forte para esse empreendimento, se não “as necessidades que vimos nessa zona da cidade, onde a população, sendo de baixa renda, vivia sem opção de compras de nada, no local não tinha supermercado, farmácia, açougue, posto médico, transporte, não tinha nada, e posso dizer que a nossa loja fica na fronteira da Zona Rural com a Zona Urbana, ou seja, a primeira ou a última da cidade”, disse ele, complementando que hoje, quando se fala  em conjunto Viver Melhor, fala-se de 250 mil habitantes que eram esquecidos, principalmente pelos poderes públicos.

A chegada do grupo São Pedro na região, sendo inicialmente com a instalação da granja, deu oportunidade de empregos para a população residente da área. “Nós criamos uma política de contratar pessoas moradoras do bairro”. E falando de empregabilidade, ele conta que a empresa, em certas circunstâncias, oferece transporte e moradia. “Temos uma vila de casa dentro perímetro da granja onde habitam cerca de 30 famílias, que só pagam a energia, e nesse contexto, há famílias que trabalham o pai, a mãe e o filho, com isso, eles passam a considerar como sendo sua a empresa (do bairro), fazendo sempre o melhor porque têm a contrapartida”, destaca.

Ainda segundo o sócio proprietário, a empresa também abre crédito para compras na loja para os funcionários. Devido ao encarecimento da área urbana para manutenção, a granja foi levada para o Km 30, lá, moram as famílias, e devido ao número de colaboradores e crianças, a prefeitura foi obrigada a construir creches nas proximidades, isso dá mais tranquilidade para os pais trabalharem.

 

Funcionários

Na política da empresa São Pedro, Eduardo Oliveira é taxativo em dizer que funcionário insatisfeito dentro da empresa, não dá lucro, ao contrário, causa até incentivos negativos aos demais, para evitar isso, sendo uma empresa ainda em expansão, mas reconhecendo o desenvolvimento e o interesse do colaborador, passaram a criar oportunidade de crescimento dentro da empresa. “Assim, ele vê que está sendo olhado pela direção e que pode melhorar sem sair do ambiente de trabalho”, pontua, destacando ainda que, quem mais ganha com isso é a empresa que evita gastos com novos colaboradores, onde envolve uma série de fatores como treinamento, adaptação ao sistema, conhecimento dos processos internos, entre outros fatores. Os colaboradores têm treinamento específico, práticos sobre venda, gestão e até viagens para buscar novos conhecimentos.

 

Valorização do colaborador

Túlio Cavalcante, está há 7 anos na empresa e foi contratado para ser vendedor de atacado, mas passou apenas dez meses nessa função. Túlio conta que se desenvolveu na empresa ao fazer atendimento direto para a cidade de Santarém, no Pará, que segundo ele, é feito via Manaus, o abastecimento de bebidas, alimentos, inclusive de material de construção. “Foi desta forma que o meu gerente e o sr. Eduardo me convidaram para assumir o cargo que ocupo agora, hoje sou gerente comercial da fábrica”, finalizou Túlio.

 

Expansão

O grupo conta com 4 lojas atualmente, sendo uma no Santa Etelvina que funciona como um home center, vende todas as variedades de material. A segunda unidade fica no Distrito Industrial, no Armando Mendes, está pronta para vender no atacado, mas tem uma loja de varejo. Há também uma unidade na Avenida das Torres, voltada para marcenaria. A expectativa é de inaugurar mais uma loja na Max Teixeira.

 

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos