05.05.2022

Advogado, Jean Cleuter, toma posse como presidente da OAB-AM, no Teatro Amazonas

E m solenidade realizada no dia 8 de abril, no Teatro Amazonas, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, prestigiou a posse dos membros da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional do Amazonas (OAB/AM), para o triênio 2022-2024.

Na cerimônia foram empossados o presidente Jean Cleuter Mendonça, a vice-presidente, Aldenize Aufiero, a secretária- -geral, Omara Gusmão, o tesoureiro, Sérgio Cruz, o secretário-geral adjunto, Plínio Nogueira, além dos Conselheiros Seccionais, Conselheiros Federais, Diretoria da Caixa de Assistência ao Advogado do Amazonas (CAAAM), Diretoria da Escola Superior da Advocacia (Esa) e membros das subseções do interior do Estado.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da OAB nacional, Beto Simonetti, que voltou ao seu estado de origem para empossar oficialmente os novos membros da OAB/AM.

Simonetti aproveitou o momento para falar sobre a Zona Franca de Manaus e disse que as questões do Amazonas serão levadas para debate nacional. “Há um movimento que é muito claro para nós. É hora de encontrarmos uma solução para a Zona Franca, cujo modelo já não comporta o desenvolvimento da região, que tanto tem contribuído com o País. As questões do Norte também são questões do Brasil”, pontuou.

Além do presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, diversas autoridades do legislativo, executivo, judiciário, e outros órgãos públicos do estado estiveram na cerimônia, como o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, o governador do Estado, Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, Marco Aurélio Choy, a procuradora do MPC, Fernanda Cantanhede, representando o procurador-geral, os procuradores Ruy Marcelo Alencar, o diretor-presidente do Procon-AM, Jallil Fraxe e Elissandra Freire, entre outras figuras notórias da sociedade. Também estiveram presentes o vice-presidente da CDL Manaus, Hamilton Caminha e o diretor da FCDL-AM Felipe Daou Júnior.

O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, também esteve presente na cerimônia e destacou as atuações de Beto Simonetti e Jean Cleuter Mendonça. “A OAB é uma instituição com relevante participação na história do País, que esteve presente, com luta e resistência, em momentos decisivos na nossa democracia. É um orgulho, para toda a sociedade amazonense, termos um conterrâneo ocupando o posto mais alto dessa instituição”, destacou Wilson Lima.

Presidente Jean Cleuter

Eleito para presidir a OAB/AM em novembro do ano passado, Jean Cleuter Simões Mendonça é advogado tributarista, é mestrando na área. Em 2013, exerceu mandato de Conselheiro Federal na instituição, sendo presidente da Comissão Nacional de Direito Tributário.

Em seu discurso de posse, ele afirmou que essa gestão é histórica, pois é a maior união da advocacia amazonense e brasileira, que nasceu em um projeto de união por dois grupos que têm o mesmo objetivo, servir à advocacia.

“Quando me tornei advogado, pensei muitas coisas e tracei muitos objetivos, mas, naquele momento, não imaginava que poderia, um dia, servir à advocacia e a sociedade amazonense sendo eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas”, destacou o presidente da OAB/AM, Jean Cleuter Simões, emocionado com a posse.

Os diretores e conselheiros que tomaram posse conduzirão os cargos no triênio 2022-2024.