03.02.2022

CDL Manaus: há mais de 18 anos certificada com a ISO 9001

Um mercado cada vez mais competitivo, seja ele qual for, a busca pela qualidade deixou de ser um diferencial para ser uma questão de sobrevivência. Quando falamos da implantação e da importância da ISO 9001, uma visão de que as instituições estão cada vez mais conectadas com a nova realidade se apresenta. A certificação ISO 9001 é uma norma internacional que foca na gestão de qualidade da empresa – aqui não importa o setor, o tamanho ou atividade desempenhada.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) foi a primeira entidade lojista do Brasil a receber a Certificação ISO 9001, sendo certificada em 2003. A organização que possui essa certificação é vista pelo mercado como referência no setor, considerando gestão estratégica, tática e operacional.

O significado da sigla ISO é International Organization for Standardization, traduzida em português como Organização Internacional de Normatização. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a instituição filiada à ISO, que estabelece uma série de normas técnicas para a padronização de produtos, serviços, processos e outros pontos que permitam comprovar o cumprimento dos requisitos internacionais.

Recertificação

A cada três anos a empresa certificada com a ISO 9001 passa por uma recertificação. A CDL Manaus desde a certificação em 2003, foi 7 vezes recertificada evidenciando a conformidade dos processos e organização. Para obter a recertificação foi realizada uma auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade, que ocorreu entre os dias 05 a 08 de outubro. Durante esse período, o auditor visitou diversos setores da empresa, como Recursos Humanos, Compras e Manutenção, Financeiro, Comunicação e Marketing, Planejamento e Comercial. A entidade é certificada pela Fundação Vanzolini que possui mais de 50 anos de atuação.

O gestor do departamento da Qualidade, Rangel Santos, salienta a padronização e organização da entidade que recebe a certificação ISO 9001. “A empresa que a adota se torna mais eficiente em seus processos de operação, aumentando a produtividade e diminuindo as perdas. Com isso produz um ciclo de melhorias que se reflete na otimização do tempo, na padronização de atividades, em produtos e serviços que satisfaçam seus clientes, na valorização e na capacitação da equipe, no monitoramento de seus resultados, bem como no alcance de melhores resultados financeiros para a organização”, disse Rangel.

Na conclusão da última auditoria foram pontuados aspectos importantes que demonstram a efetividade do Sistema de Gestão e o comprometimento dos colaboradores e direção. A maturidade do Sistema de Gestão da Qualidade, nível de competência e eficácia das pessoas encarregadas, gestão de indicadores de desempenho, tratados mensalmente pelos gestores em reuniões do Comitê da Qualidade, Análise Crítica e comprometimento da Alta Direção foram acentuados.

“A alta direção precisa garantir as condições necessárias para que o sistema evolua desde os recursos financeiro, o cumprimento das reuniões de Análise Crítica, busca do cumprimento das metas dos indicadores no sentido de aprimorar cada vez mais a qualidade do serviço prestado”, disse o superintendente da entidade, Manuel Joaquim de Oliveira.