03.02.2022

Advogado amazonense Beto Simonetti assume presidência nacional da OAB

A Câmara de Dirigentes Lojista de Manaus (CDL Manaus) tem a honra de parabenizar o advogado criminalista José Alberto Simonetti, de 43 anos, pela posse como o novo presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em solenidade realizada na terça-feira (1º/2), na sede nacional da OAB localizada em Brasília.

Beto Simonetti substituiu Felipe Santa Cruz e tem mandato até janeiro de 2025. Em Manaus, o seu escritório Simonetti e Paiva Advogados representa juridicamente a CDL Manaus.

No discurso de posse, Simonetti reafirmou seu compromisso de campanha, que é olhar para todas as advogadas e os advogados, independentemente de onde estejam atuando. “Faremos uma gestão da Advocacia para a Advocacia. Isso implica olhar para todo o território, inclusive para as localidades mais distantes. Trabalharemos para levar às localidades remotas ações relacionadas a temas como prerrogativas, jovem advocacia, mulher advogada, direitos humanos, honorários, defesa da democracia e outras ações e estruturas que beneficiem diretamente os colegas”.

O novo presidente também ressaltou o maior avanço que a OAB conquistou para a profissão, que é a criminalização das violações das prerrogativas da Advocacia.

“Esse é um esforço de várias gestões. E, por isso, agradeço também aos presidentes Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Claudio Lamachia e, mais uma vez, Felipe Santa Cruz. Todos se empenharam diuturnamente para que essa conquista fosse nossa”.

Na abertura da sessão, o presidente que encerra o mandato, Felipe Santa Cruz, exaltou a democracia interna da Ordem e cumprimentou a nova diretoria eleita e as autoridades presentes. “Esse é mais um feliz dia para a democracia, da democracia da Ordem dos Advogados, a posse da nova diretoria eleita por estrondosa maioria. Hoje é um dia feliz para mim também, pois entrego a presidência da OAB em boas mãos.”

Eleição

A votação que elegeu o advogado foi realizada no dia 31 de janeiro. A chapa “OAB de Portas Abertas” coordenada por Simonetti recebeu 77 dos 81 votos.

Além de Beto Simonetti, também compõem a nova Diretoria do Conselho Federal da OAB o vice- -presidente Rafael Horn, a secretária-geral Sayury Otoni, a secretária-geral- -adjunta Milena Gama e o diretor-tesoureiro Leonardo Campos.

Perfil

O novo presidente da OAB se chama José Alberto Simonetti, mas adota “Beto Simonetti”, que é como é tratado desde que começou na profissão de advogado, em 2001. Ele é formado em direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em direito penal e processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Beto Simonetti é o segundo amazonense a assumir o posto mais alto na OAB, entidade que completará 92 anos em 2022. Antes dele, Bernardo Cabral, presidiu a instituição de 1981 a 198