Not?cias

09.08.2022

Desembargador Flávio Pascarelli assume a presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas

Compartilhe: WhatsApp

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag prestigiou a solenidade de posse do desembargador do Flávio Humberto Pascarelli Lopes que assumiu a presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no dia 4 de julho, no Teatro Amazonas. O ato solene foi conduzido pelo desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, que conclui o mandato de presidente da Corte Estadual.

Para gerir a Tribunal de Justiça do Amazonas, Pascarelli atuará em conjunto com a desembargadora Maria das Graças Figueiredo, que foi empossada vice-presidente, e do desembargador Ernesto Chíxaro, empossado corregedor-geral de Justiça. O mandato será temporário e encerrará em janeiro de 2023.

Pascarelli e Graça Figueiredo já foram presidentes do Tribunal de Justiça do Amazonas e, em regra, não poderiam ser eleitos para os principais cargos diretivos da Corte, exceto para "mandato tampão", como é o caso do período que se inicia.

O mandato de apenas seis meses será concluído em 2 de janeiro de 2023, ele foi instituído para permitir que, a partir de então, todas as gestões do Judiciário amazonense comecem no início do ano e não mais em julho, o que dificultava a administração e o exercício financeiro do período. A proposta aprovada do "mandato tampão" se baseou no princípio da eficiência na administração pública e para a melhor transição dos cargos de direção. Com a mudança, buscou-se melhorar a disposição da norma para a posse dos novos dirigentes em janeiro seguinte ao término do mandato de seus antecessores, ou seja, iniciando o ano, bem como o exercício financeiro.

Durante seu discurso, Pascarelli elogiou o trabalho do desembargador Domingos Jorge Chalub, que deixou a presidência do órgão. Ele também afirmou que atuará para dar continuidade às ações que foram empreendidas de forma exitosa pela gestão de Chalub, e pelo fortalecimento do estado democrático de direito.

“A nossa missão continua, com a parceria de todos, e se for necessário ajustaremos e verificaremos o que for preciso para refinar ainda mais a prestação jurisdicional a quem a ela recorre, a fim de promover a justiça”, afirmou o desembargador que acrescentou ainda, que pretende prosseguir com motivação, transparência e foco, visando sempre as melhorias necessárias, possibilitando, desse modo, o fortalecimento da cidadania e do Estado Social Democrático de Direito.

Outra preocupação da nova gestão é o interior do Estado. De acordo com Pascarelli, algumas Comarcas estão sem juízes titulares e com dificuldades relacionadas à infraestrutura. “Vamos analisar os cenários possíveis que nos permitam promover ações visando solucionar ou amenizar as dificuldades existentes para que os servidores possam desenvolver seu trabalho em condições mais adequadas, esse é um dos nossos compromissos”, frisou.

 Em seu pronunciamento durante a cerimônia, o governador do Amazonas, Wilson Lima destacou a importância da parceria com o judiciário para fortalecer as ações positivas no Estado.

“As parcerias que nós fizemos com o Tribunal de Justiça foram importantes para que a gente pudesse manter a arrecadação, sobretudo a parceria feita com a vara de dívida ativa, que fez com que o estado conseguisse recuperar e colocar nos seus cofres créditos tributários para que a gente pudesse avançar nessas políticas, que são fundamentais para atender cada um que precisa”, disse.

O prefeito David Almeida também prestigiou a posse do desembargador Flávio Pascarelli, no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). “Eu desejo êxito e sucesso ao nobre desembargador Pascarelli, à desembargadora Maria das Graças e ao desembargador Chíxaro, nesse novo mandato mais curto. Porém, eu quero aqui desejar a eles um bom mandato de boas realizações e conquistas ao TJ”, enfatizou Almeida.

A cerimônia contou também com a presença do Procurador-Geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (UB). Os ex-governadores do Amazonas, Amazonino Mendes (Cidadania) e José Melo (Pros), o diretor Ricardo e Heloisa Benzecry

 

Newsletter

Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais