09.08.2022

Dia dos Pais deve movimentar mais de 95 milhões no comércio, de acordo com pesquisa da CDL Manaus

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para impulsionar as vendas do comércio varejista devido ao grande apelo social que atrai consumidores que não são ativos em outros períodos do ano.  Em Manaus, o setor está otimista com a chegada do Dia dos Pais, comemorado este ano no dia 14, segundo domingo de agosto.

Para entender o perfil do público e nortear os lojistas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) realizou, do dia 14 a 19 de julho a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais com a participação de 897 consumidores.

O levantamento da CDL Manaus mostra que a data deve movimentar mais de 95 milhões, resultando num crescimento de 3% nas vendas do comércio em relação ao ano de 2021, com ticket médio de aproximadamente R$ 105,00.

Perfil do Público

Foram entrevistados mulheres (58%) e homens (42%) maiores de 18 anos, com escolaridade do ensino fundamental (8%); médio (69%) e superior (22%); das zonas Norte (21%); Oeste (17%); Leste (18%); Sul (17%); Centro-Sul (14%) e Centro-Oeste (16%).

Pretensão de presentar alguém

Do público ouvido, (66%) devem ir às compras para presentear alguém nesta data e (34%) disseram que não. Questionados sobre o motivo para não presentear, (40%) informaram que o pai era falecido; (19%) afirmaram não terem contato/distância ou que estão desempregados (9%) informaram outros motivos; (6%) não gostam ou não tem o costume presentear; (4%) não têm dinheiro e (3%) vão priorizar dívidas.

Quantos e quem serão presenteados?

A pesquisa aponta que a maioria dos presenteados será os pais com (43%); seguido do esposo (16%); avô (10%); mãe (6,4%); filho (5,6%); sogro (4,9%); irmão (3,9%); padrasto (2,4%); tio (2,2%); namorado (1,7%); cunhado (1,4%); amigo (1,3%); padrinho (0,8%) e genro (0,4%).

Em relação a quantidade das pessoas que os entrevistados pretendem presentear, (49%) informaram que apenas uma pessoa; (33%) querem presentear duas pessoas; (12%) três pessoas e (3%) pretendem presentar quatro ou mais pessoas.

O que pretendem comprar?

Sobre os itens preferidos para presentear, calçados ficou em primeiro lugar na preferência com (18%); em segundo lugar veio vestuário (16%); seguido de almoço/jantar (15%); perfumaria (14%); joias (9%); artigos esportivos e smartphone com (7%); eletrônicos (5%) e tem ainda os indecisos com (6%).

O que os pais gostariam de ganhar

Em relação ao que os pais querem ganhar, (15%) desejam almoço/ jantar; smartphone e calçados ficaram ambos com (14%); (11%) eletrônicos; os segmentos de perfumaria, joias/relógio e vestuário ficaram com (9%); viagens/passeio (6%); artigos esportivos (4%); vinhos/cervejas especiais (2,6%) e (6%) indecisos.

Quanto pretendem gastar com presentes?

Quando se trata do gasto pretendido, (49%) têm a intenção de gastar de 101 até 300 reais; (38%) desejam desembolsar até 100 reais e (13%) pretendem gastar de 301 até 500 reais. Nenhum dos entrevistados pretende gastar acima de 500 reais.

Forma de pagamento

Segundo a pesquisa da CDL Manaus, a principal forma de pagamento escolhida foi o dinheiro com (30%); o parcelamento no cartão de crédito vem em segundo lugar com (27%), em terceiro o pagamento por Pix (16%); quarto, o cartão de débito (12%); em quinto, pagamento à vista o cartão de crédito (11%) e em sexto lugar o parcelamento no cartão da loja com (4%).

Local de compra

O Centro da cidade foi o principal local escolhido para a compra dos presentes (35%); os shoppings centers vêm logo em seguida (30%); o comércio de bairro (14%), supermercados e internet ficaram ambos com (3%) da preferência dos entrevistados, e tem aqueles que ainda não decidiram onde irão comprar (8%).

Fatores que influencia a escolha do local de compra

Na hora da compra dos presentes, o atendimento e as promoções e descontos são os principais atrativos que influenciam na escolha do local de compra, ambos com (18%); o preço e qualidade dos produtos vêm na sequência, ambos com (18%); seguidos da facilidade de pagamento e da localização com (8%); a comodidade (7%); a variedade dos produtos (5%); as marcas (4%) e o estacionamento (3%) foram outros fatores apontados que influência na hora da compra.

Metodologia

A pesquisa foi realizada via Google Formulários e AppQuiz, aplicados através de e-mail marketing, aplicativo de mensagens instantâneas e entrevistas pessoais.