09.08.2022

Conceda crédito com segurança utilizando as soluções de análise de crédito SPC Brasil

Se a sua empresa trabalha com a concessão de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, dentre outros, é importante fazer uma análise de crédito para garantir que o dinheiro liberado será pago, entretanto, para realizar uma análise de crédito segura e padronizada é necessário que o estabelecimento tenha critérios bem definidos para que ele venda mais e corra menos riscos de inadimplência.

Com o avanço e a popularização da tecnologia da informação, o lojista que trabalha com crediário próprio tem hoje ao seu dispor uma série de recursos para ajudá-lo a manter uma operação lucrativa e a inadimplência sob controle. Os associados da Câmara de Dirigente Lojista do Manaus (CDL Manaus), possuem a sua disposição, soluções de análise de crédito do SPC Brasil, um banco de dados com mais de 260 milhões de pessoas e empresas, que os ajudam avaliar o potencial dos seus clientes com base em critérios parametrizados de acordo com a política de concessão de crédito estabelecido sua empresa.

O associado CDL Manaus pode ter acesso a informações cadastrais para saber se uma pessoa é ela mesma; consultar situações restritivas para saber se o cliente está ou não negativado, ou obter dados do comportamento de gastos vindo do histórico de pagamento do cadastro positivo, assim, é possível ver quanto o cliente já está comprometido com outros gastos e decidir quanto conceder de crédito.

Outra informação que pode ser obtida é o índice de pontualidade de pagamento onde é possível saber se nos últimos 12 meses o cliente pagou as contas em dia, desta forma, o lojista pode analisar se é seguro ou não conceder crédito para aquele consumidor. Outra forma de evitar risco de inadimplência é identificando se o cliente tem participação em outras empresas que possam estar endividadas.

Outros insumos que podem ser usados em consultas de Pessoa Física:

Pefin Serasa – Fornece as informações de registro do banco de dados do Serasa de forma mais completa. Os dados são fornecidos por instituições de diferentes segmentos da economia, como varejo, indústria, prestação de serviço, entre outros.

Score de Crédito 03 meses - Nota atribuída, com base em metodologia estatística, com a probabilidade de um documento/consumidor tem de honrar seus compromissos financeiros nos próximos 03 meses

Perfil Comportamental - Apresenta o perfil comportamental de consumidores PF com visões detalhadas de comportamento, atitudes, decisões de compras, entre outras características importantes.

Score + Positivo - Combina as informações do Cadastro Positivo com o histórico de inadimplência, possibilitando uma análise de crédito muito mais completa e vendas mais seguras.

Todas essas informações são úteis para análise de pessoas físicas, mas o associado também pode complementar a sua consulta para avaliar o potencial de uma empresa, com o insumo Score PJ+, que informa qual o risco de inadimplência das empresas, levando em conta também as informações de seus sócios.

Para conhecer melhor uma empresa antes de fechar negócios, a sugestão é fazer a consulta SPC Relatório Completo, que inclui 16 informações sobre o estabelecimento consultado, tais como, registro SPC, Serasa; protestos; ações; histórico de pagamentos; relacionamento com o mercado, entre outros. A consulta também pode ser incrementada com alguns insumos, como:

Score PJ - Permite descobrir a probabilidade de inadimplência de uma empresa no prazo de 12 meses e mensurar sua capacidade de pagamento. Assim, o empresário pode decidir pela liberação de crédito com muito mais segurança.

Índice Limite de Crédito PJ - Utiliza um estudo (modelagem e estatístico) do faturamento presumido mais o perfil de risco e o Riskscoring da empresa para apresentar um valor estimado. Serve como parâmetro para verificar o potencial da empresa, adequar melhor uma oferta de crédito, entre outras avaliações.

Gasto Estimado PJ - Demonstra a estimativa de gastos anuais das empresas brasileiras. É calculado com base em modelos estáticos.

Faturamento Presumido - Consiste em disponibilizar o faturamento líquido anual estimado da empresa nos últimos 12 meses. Baseado em informações cadastrais e comportamentais, é calculado por metodologia estatística, permitindo ao cliente ajustar as oportunidades de negócio de acordo com o potencial da empresa consultada.

Índice de Relacionamento com o Mercado PJ - Este insumo mede o grau de relacionamento no mercado e demonstra o comportamento em negócios da empresa nos últimos 12 meses. É calculado com base em modelos matemáticos composto por uma série de informações da base de dados. Com ele é possível verificar o quanto o CNPJ se relaciona com o mercado e as futuras tendências do grau de relacionamento.

Inclua estes insumos em suas consultas e conheça melhor o perfil de seus clientes e veja como é possível vender mais e com mais segurança com as soluções do SPC Brasil.

Conte com a nossa credibilidade e experiência para conhecer seu cliente e tomar melhores decisões. Entre em contato conosco através do número 3627-2855 / 99367-9233 para mais informações. Se você ainda não é nosso associado, agende uma visita sem compromisso com um de nossos consultores.