05.05.2022

Tribunal de Contas empossa Luís Fabian como o mais novo Conselheiro da Corte

O ex-secretário de Estado de Articulação, Luís Fabian B a r b o s a tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), no dia 5 de março. O novo membro da corte de contas do Estado foi nomeado pelo governador Wilson Lima após ter seu nome aprovado, por unanimidade, pelos deputados da Aleam.

O evento foi realizado no auditório da Corte de Contas e contou com a presença de dezenas de autoridades, entre elas, o governador do Estado; prefeito de Manaus, David Almeida; o desembargador João Abdala Simões, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); o procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Nascimento Júnior; o defensor público-geral, Ricardo Queiroz de Paiva; o secretário de segurança pública, general Carlos Mansur; o comandante da PMAM, coronel Vinícius.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, juntamente com o vice-presidente e o diretor da entidade, Ely Paixão e Hélio Alexandre também prestigiaram a solenidade de posse.

"Luís Fabian tem um currículo excelente, é um administrador muito bem preparado, ocupou vários cargos na administração pública quando assumiu o posto de subsecretário e de secretário na prefeitura, e de secretário de estado, além de ter realizado um excelente trabalho como presidente do ICBEU", disse Assayag.

Após empossar o novo integrante do colegiado, o conselheiro-presidente, Érico Desterro destacou a carreira pública de Luís Fabian que substituiu o então decano da Corte de Contas, o agora conselheiro-aposentado Júlio Cabral.

“O conselheiro Júlio Cabral prestou um imenso serviço ao estado do Amazonas e ao TCE. É uma pessoa que ficará marcada na história da Corte de Contas, que agora recebe a entrada de um jovem conselheiro, o Luís Fabian, que vem a acrescer com seus conhecimentos técnicos e de gestão ao colegiado do Tribunal. Desejo que ele preste um bom trabalho à sociedade, de sobremaneira ao controle externo da administração pública”, disse o conselheiro-presidente.

Ao assinar o termo de posse, o novo conselheiro falou sobre a honraria do cargo e destacou sua experiência à frente de diversos órgãos da administração pública. “Minha atuação no TCE será sempre moldada pelos valores de ética, transparência e moralidade, tal qual determina a constituição, assumo hoje esse compromisso perante meus pares e a sociedade. Os últimos 15 anos em que estive à frente de várias pastas, enquanto ordenador de despesas, certamente me legitimam para estar aqui nesse momento. Eu penso que o mais importante enquanto julgador de contas é orientar. Creio que o trabalho do TCE na formação e orientação desses gestores é fundamental para o bom uso da coisa pública”, concluiu.

Trajetória

Na área do Direito, Luis Fabian Pereira Barbosa é Bacharel em Direito pela UFAM, mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina, além de ser professor da Escola de Direito da UEA. Também atua como presidente da Diretoria Executiva do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU/ Manaus).

Tem experiência consolidada nas áreas de gestão empresarial, administração pública e consultoria jurídica, bem como no magistério do Direito Administrativo, Financeiro e Tributário. Dedica sua carreira, há 15 anos, à gestão pública e privada da Educação.