05.05.2022

Startup: Reszon cria plataforma inteligente como ponte entre o varejo e o consumidor

Filho de Lenne Lima e Evandro Figueiredo, nascido em Manaus, Evandro César Lima diz que teve a ideia de empreender em um passeio ao shopping. “Eu percebi a necessidade de ter um serviço deste tipo em uma ida ao shopping, onde comprei uma sandália em uma loja, e andando um pouco mais, encontrei uma mais bonita e mais barata em outro lugar. Nesse momento, me questionei por que ainda não existia uma plataforma que me desse essas informações e me permitisse escolher o que seria melhor para mim sem ter que rodar o shopping inteiro”, disse o CEO e fundador da Reszon César.

Após o episódio, o empresário conversou com amigos e familiares e identificou que aquilo era uma demanda que precisava ser trabalhada, pois era carência de todo o comércio local.

O empreendimento teve seu início em 2018, no bairro Coroado, onde César começou a prospectar clientes, fechando contratos com pequenos comércios e assim arrecadando fundos para executá-lo. Nessa época o empresário contava com o auxílio de um amigo desenvolvedor.

Em 2019, na faculdade, Lima conheceu mais pessoas que acreditaram na engenhosidade, e então, conseguiram dar início ao desenvolvimento da plataforma, agora contando com a expertise de uma Ux/UI designer e um desenvolvedor de software. O empreendedor conta que passou por um processo de indecisão para iniciar o seu negócio, entretanto, tudo mudou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), por meio de seu Ralph Assayag acreditaram e investiram na startup.

“Encontrar alguém como Ralph Assayag, um empreendedor de sucesso, que reconheceu o nosso potencial e investiu no Reszon, foi certamente um fator determinante, uma vez que a partir desse momento nós conseguimos ter os equipamentos necessários, uma equipe mais robusta, e mais portas abertas”. Atualmente a startup conta com 12 colaboradores de diversos ramos da tecnologia.

Reszon

A plataforma, prevista para ser lançada dia 02 de junho, já soma mais de 2 mil clientes. No aplicativo cada cliente terá um dashboard de criação de panfletos digitais, composto por um mapa onde as empresas têm as suas localizações e em cada loja tem um Qr code, chamado de vitrine reszon, onde mesmo sem o aplicativo os clientes podem ter acesso aos produtos vendidos e que estão na promoção.

“O Reszon nasceu para ser a ponte entre o varejo e o consumidor, somos um facilitador desta relação. Somos um ecossistema de aplicações e serviços imersos no marketing 5.0, usando a tecnologia em favor da melhor jornada do cliente”, disse.

Expansão

A startup possui um escritório no bairro, Raiz, instalado no prédio da Universidade de Tecnologia do Varejo (UTV), setor educacional da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus). Ele comenta que está em processo de internacionalização da empresa. “No momento, nós temos um escritório alocado na CDL Manaus, mas estamos no meio do processo de internacionalização e construção de um novo escritório em Dubai. Hoje, o varejo inteligente é apenas o nosso produto de entrada. Temos muitos projetos paralelos de tecnologias como NFT, Cyberverse, Cripto moeda e crédito de carbono”, disse.

Certificação Carbono Zero

Engajada em causas ambientais e sustentáveis a Reszon foi reconhecida com o Certificado de Redução Voluntária de Emissões por Desmatamento e Degradação emitido pela Carbono Neutro pela Save The Green, uma empresa que tem como objetivo neutralizar a emissão de Gases de Efeito Estufa, através da remuneração de ações sustentáveis que permitam a conservação de florestas nativas.

A startup foi certificada por contribuir com o Programa de Redução Voluntária de Emissões de Gases de Efeito Estufa, com cancelamento de e carbono social - eCS de projetos na Amazônia.

“A Reszon é a primeira empresa carbono zero da Amazônia, e queremos levar essa cultura ambiental para os negócios aqui na região. Ter esse selo evidencia confiança, profissionalismo, preocupação com as gerações futuras e está de acordo com os dezessete objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU)”, ressaltou o empresário.

César também comenta que sempre teve o desejo de realizar uma transformação: "Eu sempre sonhei em ser grande e transformar as vidas das pessoas daqui. Levar a Amazônia para o mundo. Desde que tive o primeiro insight sobre o negócio, tenho trabalhado, estudado e me especializado para fazê-lo acontecer. Apesar de todas as dificuldades do caminho, tive a sorte de encontrar as pessoas certas para encarar es